Mais uma vez ficou demonstrado que Santa Maria não tem de facto entidades que pensem nos marienses e se preocupem com o bem-estar dos seus habitantes.
O serviço de transportes aéreos e marítimos é ainda neste momento um serviço público, ou seja, terá que ter em conta vários factores na elaboração dos seus horários, isto é, ter em conta os maiores fluxos de tráfego. Claro que é aceitável que nenhuma empresa está vocacionada para dar prejuízo, mas prejudicar sucessivamente os menos favorecidos é gravoso.
Argumentar que as entidades é que sugeriram isto ou aquilo é um bom argumento, mas a própria empresa não pensa um pouco nos seus possíveis passageiros?!
Em Santa Maria, a Câmara Municipal de Vila do Porto estava a organizar um passeio de idosos à ilha Terceira em duas quartas-feiras sucessivas. Ficou cancelado pois em sete dias a empresa decidiu cancelar algumas ligações entre as ilhas, onde se destaca no caso de Santa Maria às quartas-feiras, com o argumento de que deixou de ser viável esta viagem em Setembro. Obviamente fica no ar a pergunta: é viável viajar com 40 ou 50 passageiros às quartas-feiras, em Junho e Julho?
Não é muito vistosa uma viagem em pleno mês de Junho, à quinta-feira, para transportar 50 passageiros oriundos dum grupo de motards continental, pelo facto de o elemento organizador ser um membro do governo?!
Argumentar que o adiamento da viagem SMA-PDL do dia 13 de Setembro das 9h da manhã para as 18h já está planeado há alguns meses não é de facto grande forma de desculpar um serviço público, seja de agência de viagens com passagens marcadas ou outras questões logísticas. Até os próprios folhetos de horários distribuídos pela população são enganadores.
Os marienses sentem-se frustrados, pois durante todo o Verão o horário é penalizador para estes habitantes da ilha mais oriental do arquipélago, sentindo-se prejudicados, pois: o navio chega a SMA às 00.15h de sábado saindo para PDL às 09h, regressando às 15h de domingo para SMA e saindo para PDL às 18h. Ou seja, de forma simples, o micaelense pernoita de sexta para sábado e de sábado para domingo e só sai para PDL às 18h; o mariense chega a PDL às 12.30h de sábado e regressa às 15h de domingo. Em horas, o micaelense usufrui de 42 horas (2 dias e 2 noites) e o mariense de 28 horas, (1 tarde e 1 manha).
Exemplos como chegar a Santa Maria às 00.15h e uma hora depois para PDL, como já aconteceu, é cansativo mas muito viável e até os próprios tripulantes teriam maior descanso em PDL durante o sábado; ou por exemplo no regresso sair de PDL domingo às 18h ou à 19h, podem ser hipóteses a ter em conta.
É perceptível que o mercado micaelense é muito superior e terá de ser beneficiado, mas em mais de 50 ligações em 4 meses não beneficiar uma única vez os passageiros marienses é de facto frustrante para quem vive numa ilha com 5500 pessoas. É sentir-se pequeno e sem protecção.Reveja-se a forma de elaborar os horários dos ferries nos Açores, pois é um serviço público pago por todos nós, e era uma forma de administrar empresas públicas.
Fonte: Açoriano Oriental de 09-09-2008