quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Intervenção no Barreiro da Faneca.

O Barreiro da Faneca é uma das zonas abrangidas pelo PRECEFIAS - Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis. A acção de limpeza nos cerca de 12 000 m2 já decorre, está orçamentada em 55 000,00 € e é da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
As espécies de flora invasora que estão a ser erradicadas são o Pittosporum Undulatum(incenso), Ulex Europaeus(Pica rato, Tojo), Pinus Pinaster(Pinheiro Bravo) e o Pteridium Aquilinum(Feto)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Que venha o voto obrigatório..........


................. E claro, que sejam criados mecanismos para possibilitar o direito ao voto, por exemplo, aos estudantes que não se encontram nas suas áreas de residência a quando dos actos eleitorais.

sábado, 26 de setembro de 2009

Um investimento de 175 Mil Euros.

Depois de alguns avanços e recuos no que respeita à disponibilização das verbas e adjudicamento da obra, a construção do novo edifício da Junta de Freguesia de São Pedro está concluída. A cerimônia de inauguração decorreu recentemente e contou, obviamente, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ilha das estações controladas à distância.....


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Que não se fique por aqui......

Um vez que se destina ao lazer e bem estar das crianças, a importância da remodelação efectuada no Parque Infantil da Escola EB/JI de Vila do Porto tem, obrigatoriamente, que ser reconhecida. No entanto, face à inexistência de um parque infantil público digno deste nome (lembram-se do que existia aqui?), exige-se, quanto a mim, um investimento no sentido de colmatar esta lacuna.
Foto: CMVP

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Voz do Cidadão (I) - Há que unir esforços.


"Mais uma vez, o problema é, Aterro Sanitário de Vila do Porto.
As fotos em anexo foram tiradas hoje, pelas 09h00.
Há dois dias a esta parte que estamos com ventos do quadrante Leste, à dois dias a esta parte que não se consegue estar na zona residencial do Aeroporto de Santa Maria.
Quando o vento está do quadrante Sul, as vítimas são os residentes do Lugar de Santana. Quando o vento está do quadrante Oeste, talvez os residentes da Cruz Teixeira, por ali, não sei não moro lá; quando o vento está do quadrante Norte, talvez Flor da Rosa e arredores.
Tenho curiosidade em saber se sou só eu que me queixo deste problema, uma vez que o mesmo afecta a população da ilha em geral.
Tenho curiosidade também em saber se ao respirar estes fumos 24 horas por dia, como vem acontecendo nos últimos dois dias, isto é benéfico para a saúde? Será que estes fumos são cancerígenas?
Já por diversas vezes, expus o problema à Secretaria Regional do Ambiente, mas o problema continua, quem se sentir lesado com este problema, por favor, exponham o mesmo à Secretaria Regional do Ambiente, porque um sozinho não vai lá, mas se forem muitos...
Este é o email da Secretaria Regional do Ambiente info.sram@azores.gov.pt

Por favor, passem aos vossos contactos
Com os melhores cumprimentos"

Vila do Porto, 15 de Setembro de 2009

Recebido por E-Mail (Devidamente identificado)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Porque não?


Ao ler regularmente várias notícias que dão conta do investimento público (Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais) na aquisição e instalação de antenas, questiono-me se, Santa Maria, não poderia ser uma ilha "muito á frente" no que toca ao acesso gratuito à internet (wireless) em particular, no que diz respeito à existência deste serviço nos principais pontos da ilha.
É sabido que o Governo Regional, em fevereiro último, interviu sobre esta matéria ao anunciar que a rede wireless irá ser instalada no início de 2010, no Aeroporto (??????) e nas zonas envolventes do Forte de São Brás e Porto de Recreio de Vila do Porto.
Uma vez que na Aerogare do Aeroporto (Wi-Fi é fornecido pela ANA SA) já é possível usufruir deste serviço, julgo não ser totalmente descabido equacionar também a instalação da rede Wireless, por exemplo, nas nossas quatro zonas balneares bem como na nova biblioteca.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Só não vê quem não quer.


Segundo a edição de hoje do jornal Açoriano Oriental, "os candidatos socialistas à Assembleia da República, Ricardo Rodrigues, Lisa Garcia e Isabel Mendes, visitaram a estação ESA em Santa Maria, para se inteirarem das actividades e das concretizações mais recentes da única estação de rastreio de satélites que existe em território português e uma das únicas em todo o mundo. Na ocasião, Lisa Garcia, referiu que “ a captação desta infra-estrutura para Santa Maria resulta da posição geoestratégica imbatível que nós temos e que é de resto um dos grandes activos da nossa Região, mas resulta também do empenho do Governo da República em contactos internacionais, e, muito particularmente do empenho e do esforço do Governo Regional, que em conjugação de esforços com a República conseguiu trazer para Santa Maria uma infra-estrutura que coloca os Açores no epicentro da tecnologia espacial”. A candidata socialista destacou ainda uma série de outros benefícios paralelos, por exemplo, na aquisição de “know how” tecnológico para a Região e na geração de emprego qualificado, mas também as potencialidades por explorar: capacidade para vigiar a zona costeira, para a gestão das pescas, ou mesmo a monitorização das nossas florestas."
Sem que restem grandes dúvidas quanto à nulidade que foi o "Projecto ESA" no que toca à criação de novos empregos e uma vez que até a Provise - Sociedade de Protecção Vigilância e Segurança, SA se prepara para cessar funções naquela infra-estrutura, considero, no minímo caricato, que ainda exista alguém a apregoar aos sete ventos que "aquilo" gera emprego. Por favor...........!!!!

Qual é a coisa qual é ela...?

...que no dia 02 de Setembro havia em grande quantidade neste sítio, até há quatro dias havia dois e desde há três dias não há nenhum??? (neste momento é ainda dia 09 de Setembro, quem sabe quando eu sair de manhã de casa já volta a haver...quem dera...)
O prémio para quem acertar e...quem não acertar é passar nesta estrada sem ter que gastar mais gasolina, não ter de dar cabo dos amortecedores da carrimpanha em data incerta.
Ana Loura

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A NOVA BIBLIOTECA DE SANTA MARIA (brevemente)


Está para breve a inauguração da nova Biblioteca de Santa Maria. Não há dúvida que é uma grande obra, com um enquadramento magnífico para a ribeira. Pode ser uma de muitas obras que poderão dar vida àquela parte da nossa vila.
Muitos certamente questionarão as opções arquitectónicas, sobretudo a cor, mas a verdade é que a a estrutura e si é uma digna casa dos livros que, há muito, pediam para sair do antigo convento.
Resta saber é como a Biblioteca vai ser gerida, uma vez que não se trata apenas de um edifício para guardar livros. Desde a figura do director, até à da animadora, todos devem saber o que estão a fazer, integrados num projecto dinamizador de todas as valências. Normalmente uma Biblioteca Municipal é o pólo impulsionador das actividades culturais, fazendo a ponte entre o município e as escolas, por exemplo. A cultura não é coisa que exista de forma natural, cultiva-se e depois de disseminada é um instrumento de conhecimento.
Toda a gente sabe que a actual Biblioteca é o "ATL" da Vila... embora não fosse nada interessante ter os miúdos a fazer barulho numa sala de silêncio, a verdade é que eles dão vida ao espaço. Oxalá elas continuem a encontrar na Biblioteca um porto seguro e cresçam no meio dos livros.
A Câmara Municipal está de parabéns, resta ver se a inauguração se fará das paredes de um edifício ou de uma biblioteca pronta a receber leitores, é que estamos em período eleitoral e convém ser coerente.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Memorando Ambiental - Santa Maria


Na sequência da reunião que os Amigos dos Açores (Representação Local) e o CADEP-CN, tiveram com o Senhor Secretário Regional do Ambiente e do Mar no passado dia 2 de Setembro, foi enviado um Memorando Ambiental com questões de cariz ambiental/paisagístico relativas a Santa Maria.
Pese embora o encontro tenha tido a duração de cerca de uma hora e meia, os seus intervenientes chegaram à conclusão que o tempo dispendido para debater todas as questões presentes no documento não seria suficiente pelo que, foi acordado o seu posterior envio de forma a merecer uma análise mais cuidada.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma verdadeira folha de serviço.


O Governo dos Açores, reunido em Conselho em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, no dia 3 de Setembro de 2009, tomou as seguintes deliberações:
1. Ceder, a título definitivo e gratuito, ao Clube Asas do Atlântico o imóvel e o terreno em que aquela instituição se encontra instalada, com um área total de cerca de 27.000 m2 e um valor patrimonial superior a 108 mil Euros, com vista à sua requalificação e à dinamização de novas valências, que aquela associação promove a nível cultural, desportivo, recreativo, associativo e radiofónico.
O Governo dos Açores atribuiu igualmente um apoio inicial de 100 mil Euros para o arranque dos procedimentos de reconstrução da sede. (Óptimo, neste caso mãos à obra que já se faz tarde)
2. Proceder a obras de beneficiação no imóvel aonde se situa o Museu de Santa Maria, promovendo assim a conservação da valência etnográfica, existente na freguesia de Santo Espírito.

3. Autorizar a aquisição de dois edifícios na zona histórica de Vila do Porto – Casa Monteiro Velho Arruda e Casa do Donatário – que servirão para a instalação e expansão do Museu de Santa Maria e mandar elaborar o respectivo projecto.

4. Determinar que a empresa Ilhas de Valor, SA. proceda à consignação da empreitada de execução de Furos de Pesquisa e Captação de Água para abastecimento do Campo de Golfe de Santa Maria, no montante de 510 mil Euros. (E eles a darem-lhe..........)
5. Atribuir, na sequência das candidaturas apresentadas no âmbito do PROMEDIA II, um apoio de 8.512,93 Euros ao Clube Asas do Atlântico e de 8.007,89€ (pela fidelidade certamente) ao jornal O Baluarte (, para modernização tecnológica das respectivas empresas, apoio à difusão e no âmbito do Regime Especial das Ilhas da Coesão.

6. Autorizar a atribuição de um apoio financeiro de € 21.000, por duas tranches, ao Agrupamento 394 (Aeroporto) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) destinado às obras de conservação e manutenção da respectiva sede.

7. Autorizar a abertura do procedimento, por parte da Pousadas de Juventude dos Açores - PJA, de concurso para a empreitada da "Pousada de Juventude de Santa Maria", a implantar no centro histórico de Vila do Porto, no montante previsto de € 2.200.000.

8. Mandar elaborar o projecto de execução do Auditório da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto. (Já não era sem tempo.........)
9. Autorizar a Escola Básica e Secundária de Vila do Porto a lançar a concurso a obra de ampliação e requalificação do ginásio daquele estabelecimento de ensino. (Uma ampliação idêntica à que foi feita na EP dos Arrifes não seria má ideia)10. Autorizar a Secretaria Regional da Educação e Formação a adquirir um edifício na zona histórica de Vila do Porto, destinado à instalação e funcionamento do Grupo Desportivo Gonçalo Velho, bem como outro imóvel para as associações desportivas da ilha. (Mediante o pagamento ou isentos de renda? Convém saber.)
11. Lançar a empreitada de requalificação do troço da Estrada Regional – R. José Leandres de Chaves, pelo preço base de 150.000 Euros. (Bem precisa. É que para ondas já nos bastam as existentes na zona histórica.............)
12. Lançar a empreitada de reabilitação do Centro de Santo Espírito, designadamente as áreas envolventes e o estacionamento contíguo à Estrada Regional 1-2ª, incluindo o parque de estacionamento da Casa de Velório, pelo valor de 170.000 Euros.

13. Lançar a empreitada de correcção e reabilitação do Caminho da Canada do Campo, em Vila do Porto (acesso à escola), pelo valor base de 390.000 Euros. (Água mole em pedra dura tanto bate até que fura...........)
14. Apoiar os Espaços TIC da ilha de Santa Maria no montante global de 75.408 Euros, destinados ao funcionamento de diversos postos e núcleos da Associação Juvenil de Santa Maria, da Associação de Solidariedade Social Mariense SALVATERRA e do Clube Informático de Santa Maria. (Um dos núcleos pertencentes à Associação de Solidariedade Social Mariense SALVATERRA não funcionava na escola de Santo António? Já agora quantos é que existem?
15. Apoiar a realização do 18º Torneio Açoriano de Corrico de Barco, promovido pelo Clube Naval de Vila do Porto, através da atribuição de um apoio financeiro no montante de 3.200,00 Euros. (E que não fique em águas de bacalhau um apoio às obras de remodelação e ampliação da sede do CNSM............)
16. Atribuir à Cooperativa de Artesanato de Santa Maria a Carta de Unidade Produtiva Artesanal na área alimentar, conferindo-lhe, assim, entre outras vantagens, a possibilidade de, nessa área, usar o selo de certificação “Artesanato dos Açores” e aceder ao sistema de incentivos do artesanato.

17. Autorizar a cedência de dois lotes infra-estruturados sitos ao loteamento do Outeiro, Freguesia de S. Pedro, destinados à construção de habitação própria permanente.

18. Desencadear, em parceria com o Município de Vila do Porto, os procedimentos necessários para a elaboração de projecto destinado ao arranjo urbanístico e construção de um Parque Infantil no Loteamento das Lombas I, o qual incluirá mobiliário urbano e espaço lúdico destinado à aventura e desportos radicais, e estacionamento em espinha para 10 viaturas.

19. Adquirir, pelo montante de 50.000 Euros, um imóvel na Freguesia de S. Pedro, destinado à instalação de um Centro de Dia/Noite para idosos.

20. Mandar elaborar o projecto de uma creche a instalar no centro histórico de Vila do Porto, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto. (Venha ela......)
21. Autorizar a ampliação do Centro de Saúde de Vila do Porto, alargando significativamente as áreas de ambulatório, duplicando o número de consultórios médicos, as áreas de Laboratório e de Fisioterapia, e procedendo à beneficiação do sistema de ventilação.
Esta obra tem um valor previsto de meio milhão de Euros e destina-se a aumentar a área do Centro de Saúde em 400 m2, para fazer face, entre outras questões, ao aumento sustentado e significativo de consultas de especialidade, assim como ao funcionamento de novas valências.

22. Autorizar o Centro de Saúde de Vila do Porto a proceder à despesa relativa à aquisição e instalação do Ecógrafo, ainda durante o corrente mês.

23. Autorizar a deslocação semanal de médicos às freguesias de Santa Bárbara e de Santo Espírito, melhorando a acessibilidade aos cuidados médicos dos cidadãos com menor mobilidade daquelas freguesias.
24. Conceder um apoio adicional de 10.500€ à Junta de Freguesia de Santo Espírito para a aquisição de mobiliário destinado à Casa de Velório.

25. Prosseguir com o apoio de cooperação à Associação Agrícola de Santa Maria, no âmbito da melhoria e diversificação dos serviços que a mesma presta às actividades agrícolas e aos agricultores marienses, bem como no âmbito da redução dos efeitos provocados pela reduzida pluviosidade.

26. Protocolar com a Agromariensecoop o necessário e adequado apoio à construção do “Centro Logístico Agro-Alimentar de Santa Maria”, que inclui uma central horto-frutícola, uma unidade de processamento para produtos de indústria, uma unidade de processamento de mel, um armazém, instalações de apoio técnico, bem como para sede da Cooperativa e da Associação Agrícola de Santa Maria, num investimento global superior a 2 milhões de Euros.

27. Desencadear os procedimentos necessários às obras de beneficiação e requalificação dos caminhos rurais do “Facho” (Santo Espírito) e de “Monserrate” (S. Pedro), através da melhoria da respectiva rede de drenagem (construção de aquedutos e valetas de betão) e revestimento betuminoso, numa extensão de 2,6 km, com um custo estimado de 290.000€.

28. Dar início à execução do projecto de requalificação da Reserva Florestal de Recreio do Valverde, com o objectivo de potenciar a sua função formativa e informativa, e de melhorar as suas potencialidades paisagística, turística e ambiental.
No âmbito deste projecto, com custo estimado de 500 mil Euros, serão recuperados dois miradouros, criado um centro de divulgação florestal, instalada uma quinta ecológica e uma estufa de propagação de plantas endémicas, melhorndo o parque recreativo e o merendário, instalados sanitários e um circuito de manutenção e criado um parque de estacionamento.

29. Determinar que, em todas as intervenções de requalificação da rede de caminhos rurais e florestais, seja avaliada a viabilidade de incorporar redes de abastecimento de água de proximidade às explorações agrícolas, privilegiando a cooperação com as instituições com interesse e competência na matéria e a racionalização do uso da água.

30. Determinar que a IROA SA proceda ao estudo de viabilidade de captação de água em ribeiras de caudal permanente e da instalação de um sistema de armazenagem e distribuição, para reforço da disponibilidade de água às explorações agro-pecuárias. (Parabéns......Descobriram a pólvora depois da guerra)
31. Criar um percurso pedestre com início no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, que passe na Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha, com arranjo paisagístico da Pedreira do Campo e de acesso pedonal à Prainha. (Devem ser criados, mantidos e sinalizados não um mas vários percursos pedestres........
32. Concluir a limpeza da vegetação infestante no Barreiro da Faneca e criar um percurso pedestre entre o Pico Alto e os Anjos, e um caminho alternativo ao caminho que actualmente atravessa o Barreiro. (Concluir? Nem sequer sabia que já tinham dado início aos trabalho de limpeza........)
33. Concluir o acesso pedonal à Ponta Negra.
(Só por curiosidade...... Para estes lados não existe nenhum curral de vinha que tenha sido adquirido por membros do Governo há)


34. Melhorar as condições de operacionalidade do Porto dos Anjos, através da adaptação do seu cais e da instalação de uma grua eléctrica.

35. Mandar elaborar o projecto de requalificação da rampa de varagem do Porto de Vila do Porto, de forma a ampliar e melhorar o ordenamento da zona de estacionamento dedicada às embarcações de pesca.

Seminário sobre a GRIPE A.

10 SetembroPlanos de Contingência em Cenário de Pandemia da GripeLocal: Vila do Porto#
Programa

15h00 - Recepção dos participantes
15h10 - Sessão de Abertura
. Direcção da CCIPD15h15. Dr. João Taborda, Ecosaúde, SaContextualização: Epidemias e PandemiasA Gripe A H1N1- Sintomatologia,
- Estatísticas sobre a doença,
- Evolução esperada
Profilaxia e Tratamento- Promoção da Saúde e Higiene;
- Vacinação;
- Antivirais;
- Quarentena.
16h00. Delegado de Saúde de Vila do PortoAdaptação da actividade laboral em cenário de pandemia- Redução do risco de infecção;
- Distanciamento social;
- Plano de higiene;
- EPI’s
- Gestão dos casos suspeitos dentro da Organização;
- Encaminhamento e apoio ao nível regional.

17h00 - Debate
17h30 - Sessão de Encerramento
Ficha de Inscrição - AQUI

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um exemplo a seguir....



Não terá sido uma despesa do outro mundo a colocação, por parte da Junta de Freguesia, de placas identificativas dos vários caminhos e lugares existentes em Santa Bárbara.
Uma medida que deveria ser tomada como exemplo a seguir pelas restantes Juntas de Freguesia da Ilha e pela própria autarquia.
Fotos: FC

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Olha?!?! Santa Maria existe


"Estávamos nós muito descansados, sem sobressaltos, com a nossa falta de asseio e estradas esburacadas, que não a “invasão” da Ilha principalmente por micaelenses que na maioria cá vieram quase de “borla” para a Maré d’Agosto, muitos deles para deixar lixo e ensaiar desacatos, quando, ainda sem que a campanha tenha começado oficialmente, o Presidente já se começou a esfalfar com reuniões e viagens de turismo político para dizer o que por cá o governo e a autarquia têm feito de “bom” para os marienses e o que vão acabar de fazer até Setembro, e se calhar, como sempre, mais nada que agrade aos habitantes em geral. Com 30 milhões de euros de parte, tal como o Partido “irmão”, para quando a campanha começar, só um bom adivinho saberá o que a coisa vai ser contra a perda de votos do passado, em que Santa Maria acabou por roer a corda: pum, surpresa! Lá se foi a hegemonia PS.
Mas o que anda César a dizer antecipadamente? Que a ANA vai transferir para o domínio regional os terrenos afectos ao Aeroporto? A Ana vai… curioso não é? Tanto mais que, tirando o Aeroporto com as áreas de protecção e áreas que reteve desde a Guerra onde tem uma ou outra estrutura, fica-se a pensar no resto das áreas que a autarquia e o governo há muito deveriam ter reclamado, tanto mais que César diz que esta “entrega” vai permitir a reabilitação ambiental, urbanística e viária (será que algum dia vamos ver, por exemplo, os frondosos jardins dos americanos/ANA que existiam há meio século? As árvores e caminhos, pelo menos, estão lá). Para já não falar do lixo nos matagais e não só, quem não tem presente o inconcebível estado das estradas na posse da ANA? Cá estaremos para ver como a coisa será planeada, se é que não o foi já e sobretudo quem vai pagar as despesas. Ou vai considerar-se a devolução como uma “oferta”?
Que vai acabar com a falta de água nas freguesias, coisa que se sabe há dezenas e dezenas de anos ser uma possibilidade e nunca ninguém se preocupou em resolver de vez? Que o furo, manifestamente insuficiente, que fizeram há meses não passou de furo? Não é uma dor d’alma ver, dia após dia, os agricultores e bombeiros a colherem água da rede de distribuição da… ANA? Resta também saber quem financiará a substituição das tubagens, velhas de meio século, a romper aqui e acolá à medida que o material que então se usava para as construir está em vias de apodrecer totalmente.
Que vão gastar milhões na requalificação da Baía de São Lourenço em São Brás, local emblemático, de fruição e lazer, como disse o Presidente, quando a freguesia mais próxima fica a pelo menos uma dúzia de quilómetros; emblemático, porquê? De reduzidas dimensões onde umas dúzias de abastados têm casas de veraneio e a população em geral não lhe chega. Até seria interessante saber de onde veio esta do emblemático para gastar uns milhões como com outras obras que não saíram bem ou vão transformar locais ancestrais e o Centro Histórico numa Avenida da Liberdade, donde as casas pombalinas têm vindo a desaparecer.
E a lixeira, que valeu também mais uma viagem de turismo político: para Setembro também? É absolutamente ridículo ter ecopontos por toda a ilha e saber que depois do esforço de separar vai lá parar tudo sem qualquer acção senão a de transformar os resíduos num monte de lixo e de desperdícios de toda a ordem; de animais até, como o gado que morreu por falta de água.
Que vão gastar mais milhões numa Pousada de Juventude no Centro Histórico, com mais “cubismo” pois então, como manda a sensibilidade dos desenhistas governamentais, por entre edifícios históricos, só com a certeza de que é praticamente para ser utilizada na Maré de Agosto, durante não mais que uma semana e se realiza também a muitos quilómetros do Centro Histórico.
Já agora, porque haverá também uma nova Biblioteca no Centro Histórico, quando não se sabe e também com os seus toques cubistas a desfeitear o conjunto arquitectónico, convinha ir pensando no que lhe vão pôr dentro além dos livros, já que o Museu de Santa Maria não reúne as necessárias condições e se apresenta com uma incrível pobreza. Haverá alguém interessado em localizar e reaver o espólio de peças valiosas que, desde há séculos, têm desaparecido de Santa Maria? É que um missal e um cálice com muitas centenas de anos abandonaram as igrejas sem que se soubesse para onde, assim como uma liteira com que se transportava os doentes ao hospital, entre tantas outras preciosidades, tal como algumas que se sabe residirem em São Miguel, para onde foram aquando do encerramento do Convento de São Francisco (onde mora a Câmara e está desesperadamente necessitado de restauro – oxalá não o venham a fazer como aconteceu com a Matriz, que ficou com pouco do original antigo no interior quando a “requalificaram”, como agora se diz.
Para terminar, nesta sequência de mostras de projectos e de intenções pré-campanha, será que alguém se lembrou que é de restaurar o cinema e casa de espectáculos que encerrou de velho? Dava jeito. Esperemos que seja mesmo um restauro. É que construções daquelas, tal como a velha Torre de Controlo do Aeroporto e respectivo Centro Operacional (que bem podiam transformar-se em museu aeronáutico e até há material suficiente para expor) já não existem em quase todo o Mundo. Mas são da ANA, não é?"
Por Borges Ferreira na rúbrica "Diga Leitor" do Jornal Açoriano Oriental de 02 de Setembro de 2009

Bem vindo Sr. Presidente (outra vez).....

Não obstante a posição firme e hirta com que o "rosinhas futebol clube" defende o estatuto de principal candidato à vitória no próximo "campeonato", também não deixa de ser curioso notar o empenho e dedicação demonstrado pelo seu presidente no periodo de "pré-época".
No que respeita ao rol das coincidências fantásticas, há a assinalar o arranque - sensivelmente 1 mês mais tarde do que o anunciado - da beneficiação da Estrada do Meio, exactamente no dia em que chegou a Santa Maria a comitiva rosa.