sexta-feira, 31 de outubro de 2008

No Coments......

Em 608 Escolas Portuguesas, os Açores não conseguiram colocar uma que seja entre as melhores 100. Em primeiro e segundo lugares e entre as melhores duzentas, aparecem em 103º lugar a Secundária Domingos Rebelo em Ponta Delgada e em 165º lugar a EB Secundária de Velas. Depois é um tal afundar na tabela e acima da mediana aparecem em 207º A Secundárias das Laranjeiras 228º Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade e 292º a secundária Antero de Quental, escolas dos grande centros urbanos de Angra e Ponta Delgada. Entre as piores do País estão em 599º lugar a EB e Secundária de Vila do Porto e em 605º A EB Secundária Tomás de Borba.Que bom é ser Açoriano.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cada um que faça o seu juízo........


Na sua edição de 25 de Outubro de 2008, o semanário SOL, entre outros assuntos, dedica uma página inteira ao que são as pretensões futuras da ANA SA para os Aeroportos que actualmente gere.
No que respeita às infraestruturas na Região Autónoma dos Açores, em particular o Aeroporto Internacional de Santa Maria, fica-se a saber que afinal há intenção de investir. Onde?
Segundo o mesmo artigo, na requalificação das áreas junto ao aeroporto e, pasme-se, na possível construção de um Campo de Golfe. Informação: http://sol.sapo.pt/

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Por mais 6 meses.

A3492/08 - AD OPERATIONAL HOURS: DAILY 07H00-01H00. FOR FURTHER DETAILS ON RESTRICTIONS, SEE AIP PORTUGAL AD 1.1.7.
AERODROME OPERATIONAL EXTENSION OR REOPENING AVAILABLE ACCORDING TO AIP PORTUGAL GEN 4.1.6. OTHER - EMERGENCY FLIGHTS SHALL BE GRANTED. 26 OCT 00:00 2008 UNTIL 28 MAR 23:59 2009. CREATED: 20 OCT 15:46 2008.
Fonte: NOTAM´S / Foto: Azoresairphotos

É desta?


Nas últimas semanas, tem-se notado algum trabalho no que respeita à colocação e reposicionamento dos sinais de trânsito verticais e horizontais.
Neste âmbito, atendendo à existência de um sinal de paragem obrigatória no final da Rua do Norte, penso que este, de cedência de passagem, só incomoda quem circula no passeio e como tal deveria ser retirado mas esta é uma questão que vou deixar para os entendidos na matéria.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Informação Útil.

No âmbito do Plano de Estágios (ESTAGIAR), criado pela Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais e que pretende oferecer aos jovens com domicílio fiscal na Região Autónoma dos Açores um primeiro contacto com o mundo de trabalho e promover a sua inserção no mercado de trabalho, o Clube Asas do Atlântico está a admitir até ao próximo dia 21 de Novembro de 2008, candidaturas de forma a seleccionar três estagiários.
Imagem Retirada de: Luluarte
#
Aceder AQUI a mais informação.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Espadim Azul.



Lembram-se do João Lizandro? Pois é, este mariense, já há alguns anos a residir em São Miguel dedica-se, entre outras coisas, à pesca desportiva.
Quando no passado dia 18 de Outubro, a equipa composta por José Santos, Nuno Santos, Pedro Caetano e precisamente João Lizandro, a bordo da pequena embarcação "O Serrote", sairam para o mar, estavam certamente longe de imaginar que o resultado da pescaria seria este. Um belo exemplar do Espadim Azul com cerca de 163 Kg e que levou muita gente até ao caís de Vila Franca do Campo.
Fotos: Direitos Reservados
#
Mais Informação:
Data da captura:18-10-2008
Espadim Azul (Makaira nigricans )
Cana: quadri 60/100 Lbs
Carreto: Shimano Tiagra 50 LRS
Amostra: C&H Lures Hacksaw
Linha: Asso Fishing Line Tournament Polya Steel 80 lbs 0.90 mm 0.35 inch80 Lbs
Anzol: Mustado 10/0
Leader: Braid 400 LBS
Tempo de combate em stand up: 1 hora
Posição: Mar da Prata
Pescador: NUNO SANTOS
Equipa: José Santos,Nuno Santos,Pedro Caetano e João Lizandro.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Legislativas 2008.


Para além da já esperada maioria absoluta do partido socialista, o outro dado que salta à vista é sem dúvida, o nível da abstenção que se manteve em valores que considero preocupantes e que traduzem quanto a mim um total desinteresse pela vida politica Açoriana.
No que respeita aos resultados registados em Santa Maria, por mais ilações que se possa fazer, penso que a diminuição de votos no PS só pode ser entendida como um cartão amarelo a esta força politica, obrigando a mesma a repensar muito bem a sua estratégia a utilizar no próximo ano a quando das eleições autárquicas.
Um aspecto que raramente é focado pelos orgãos de comunicação social regionais, do qual penso que seria curioso conhecer os dados reais, prende-se no facto de muitos Açorianos não serem recenseados.
Estou convicto de que esta infracção à lei (o recenseamento é obrigatório), aliada aos actuais valores da abstenção, condicionam em muito os resultados eleitorais de algumas das nove ilhas do arquipélago.

domingo, 19 de outubro de 2008

Limpe quem quiser !!



Durante o rali de Santa Maria e pelas razões que são sobejamente conhecidas, este é um dos locais onde se regista uma maior moldura humana. À vista desarmada, tudo parece estar perfeitamente normal, no entanto e visto de outra perspectiva, é perceptível a falta de civismo que ainda se faz sentir.
Este lixo, maioritariamente composto por garrafas e que provavelmente resultou das necessidades da assistência a quando da prova mariense, ficou ali mesmo.

Pois é, agora………..Limpe quem quiser…. !!!

sábado, 18 de outubro de 2008

O ar que por vezes se respira.



Provavelmente e excepção feita aos moradores/frequentadores da zona do aeroporto, poucos terão sido os que se aperceberam deste cenário (ou não). Desconheço as razões para que tal aconteça mas o facto de que a frequência com que tem acontecido estas "fumarolas", foge ao que era normal, isso é inegável.
Para que seja perceptível o quão incomodativo é o cheiro/fumo proveniente do aterro, transcrevo o testemunho de alguém que se deu ao trabalho de registar (estas são 3 das 8 fotos enviadas) o sucedido e enviar por correio electrónico. Fotos: FS
#
Amigo Coelho,
quanto a ti não sei, mas eu em particular estou farto de levar com o cheiro do fumo da lixeira, denominada de aterro sanitário.
Esta manhã estive na lixeira e registei as fotos que envio, és livre de as usar conforme entenderes, se assim o entenderes.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O "velhinho" está bem e recomenda-se.

Um SA-330 PUMA da Força Aérea efectuou, no passado domingo, uma evacuação sanitária de Santa Maria para São Miguel. Este helicóptero voltou a salvar uma vida nos Açores, a primeira desde a activação da Esquadra 752 no dia 1 de Outubro. O doente transportado tinha 64 anos, com um diagnóstico de fractura exposta na perna esquerda e uma luxação no cotovelo esquerdo, necessitando de evacuação urgente para um hospital. A assistência médica a bordo do SA-330 PUMA até ao Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, foi feita por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo.
Informação sobre o regresso dos PUMA aos Açores AQUI

sábado, 11 de outubro de 2008

Open Days 2008

A Região Autónoma dos Açores é uma das participantes na sexta edição do “Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades”, que decorre entre os próximos dias 6 e 9 de Outubro.
Pela primeira vez, e respondendo a um repto lançado pela Direcção Geral da Política Regional para que o “Open Days” seja descentralizado a todo o espaço comunitário, cada membro de um conglomerado irá organizar um evento local, a decorrer igualmente durante o mês de Outubro.
Nos Açores, esse evento será a TECNOMAR – Feira de Tecnologia Marinha, que decorrerá dias 24 e 25 de Outubro em Santa Maria.
Dedicado à temática “regiões e cidades num mundo em desafio”, o “Open Days 2008” tem por objectivo proporcionar às instituições europeias uma perspectiva conjunta do futuro da política europeia de coesão social, económica e territorial partilhada pelas regiões e cidades.
O programa deste ano é composto por 120 sessões, distribuídas pelos três dias do evento, dedicadas a temas como a “inovação nas regiões: promoção do investimento, desenvolvimento tecnológico e inovação”, “desenvolvimento sustentável: reacções a nível regional às alterações climáticas”, “cooperação e redes: partilha de boas práticas em desenvolvimento regional” e “olhando para o futuro: uma política europeia de coesão para amanhã”.
No total, estarão presentes, este ano, 216 regiões e 32 países, estimando-se um número total de 5500 participantes, entre peritos e decisores em matéria de políticas regionais, empresários e representantes do sector financeiro.
Os Açores participam no conglomerado liderado pela Região de Lisboa e Vale do Tejo, sob o tema ““Competitividade na Rede da Água – Economia Marítima Inovadora”, enquadrado na área “Regiões inovadoras: Promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação”.
Entre outros temas, será debatida a formação de “clusters” multissectoriais, a dinamização de “clusters” marítimos inovadores, a melhoria da eficiência do transporte marítimo, a promoção do turismo costeiro e marítimo, o desenvolvimento de sistemas energéticos marítimos inovadores e a governança nos sectores marítimo e costeiro.
Ainda no âmbito deste conglomerado, Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, apresentará uma intervenção intitulada “Avanços no Estudo do Mar Profundo nos Açores: Prospectivas para a Biotecnologia”.
Para além dos Açores e da Região de Lisboa e Vale do Tejo, fazem do mesmo conglomerado as regiões de Andaluzia (Espanha), Sicília (Itália), Canárias (Espanha), Zelândia (Holanda), Macedónia Oriental, Trácia e Heraklion (Grécia). Fonte: Azoresdigital

domingo, 5 de outubro de 2008

De cara lavada...........



Não vou chegar ao ponto de concordar com quem diz ser dinheiro mal empregue aquele que está a ser gasto com este "asfalto manhoso", no entanto e atendendo à espessura do tapete que tem vindo a ser administrado recentemente nas estradas marienses, surgem-me sérias dúvidas relativamente à sua resistência e durabilidade. Fotos: MC/FC

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Círculo Regional de Compensação.

Cerca de 191 mil açorianos vão às urnas a 19 de Outubro para escolherem os seus 57 representantes, numas legislativas regionais que têm como novidade o novo círculo regional de compensação, que elege cinco deputados. Com a nova Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprovada em 2006, o Parlamento regional vai passar dos 52 deputados eleitos em 2004, para um total de 57 lugares. Isto porque foi criado um novo círculo eleitoral regional que elege cinco deputados açorianos, a juntar aos nove círculos habituais, correspondentes a cada uma das ilhas dos Açores.
O artigo 12º da nova lei indica que há, agora, “nove círculos eleitorais coincidentes com cada uma das ilhas da região e designados pelo respectivo nome, e um círculo regional de compensação, assim designado, coincidente com a totalidade da área da região”.
Em cada círculo eleitoral de ilha serão eleitos dois deputados e mais um por cada seis mil eleitores ou fracção superior a mil. Na prática, e segundo o mapa da Comissão Nacional de Eleições já publicado, a ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, elege 19 deputados regionais, seguindo-se o círculo da Terceira, com dez parlamentares. Os círculos eleitorais do Faial, Pico e São Jorge têm direito a quatro deputados, enquanto que as Flores, Graciosa e Santa Maria vão escolher três representantes cada.O Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, elege dois deputados regionais.
Fonte: Lusa