A revista The Controller dedica um extenso dossier, na edição de Setembro, à navegação aérea em Portugal. O trabalho inclui uma reportagem no centro de controlo oceânico de Santa Maria e uma entrevista a Paulo Encarnação, presidente do sindicato dos controladores de tráfego aéreo (CTA). A organização sindical preocupa-se com o futuro das Regiões de Informação de Vôo (RIV) portuguesas, com o advento do céu único europeu. A intenção dos CTA — e, presume-se, da NAV — passa por unir Lisboa a Santa Maria para ganhar peso junto dos decisores europeus. “Sermos donos do nosso próprio destino”, justifica Paulo Encarnação. A alternativa passa por unir todas as RIV’s portuguesas e espanholas, incluindo Santa Maria e Canárias e criar uma super estrutura ibérica. Mas há sempre que contar com os imponderáveis de Bruxelas: “Temos noção de que somos um país pequeno e que as decisões ao nível da UE são tomadas por razões políticas e não práticas. Por isso, estamos preocupados.” Traçados estes cenários, existe um alto grau de probabilidade de a ilha do Sol ser, em breve, uma ilha sem controlo — aéreo e económico. Foto: Nuno Sequeira