segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Há coisas que não mudam nem mesmo com um governo multicolor. ..... (Parte II)



No passado dia 7 de Janeiro foi, finalmente rubricada, a consignação da requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.  Um ato que, em condições normais, peca por tardio mas significaria que este governo podia estar realmente interessado em fazer melhor do que o seu antecessor. Puro engano !! 

Quando durante a sessão, sua excelência, a Secretária das Obras Públicas e Comunicações anunciou orgulhosamente que a "profunda reabilitação e reformulação" no PD da EBSSM vai custar a módica quantia de 1,8 milhões de euros, provavelmente não tinha tido acesso ao projeto. Ou então teve e, mais grave, ignorou que o mesmo não contempla algumas coisas que nem lembra ao diabo não existirem em obras que se quer, cumpram as mais básicas necessidades exigidas por lei até ao mais comum dos mortais. 

Do lado da secretaria da educação, o desconhecimento de causa ou o mero desinteresse é perfeitamente entendível até porque, parece existir uma maior preocupação em afirmar apenas (e reafirmar) que o projeto é do anterior executivo do que proceder a uma re-análise do mesmo, tomar consciência das graves lacunas existentes e claro, solicitar a óbvia,  urgente e devida alteração do projeto. 

Parafraseando a titular da pasta da educação, arriscaria a dizer que além da requalificação do pavilhão desportivo, a “absoluta necessidade e imperiosidade” reside é em nivelar e enquadrar competências. Caso contrário, e a julgar por este exemplo, não levará muito tempo, este governo ganhará o rótulo do que fez mais @rda em menos tempo !!