quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Alguém tinha que pagar a factura !!

E neste caso, segundo pretende o Governo Regional dos Açores, serão os clubes e  as associações desportivas da Ilha de Santa Maria a arcar com as consequências de ter sido viabilizada uma obra que não passou de uma promessa eleitoral na maior freguesia da Ilha de Santa Maria.
Um investimento avultado que, recordo, foi apresentado em Março e que desde o início se achou ser exagerado para as necessidades quer da freguesia quer da própria Ilha, que conta já com 3 pavilhões cobertos. 
Não que as gentes de Santo Espírito não mereçam. Pelo contrário, há que criar condições para a prática da actividade física nas freguesias mas à medida de cada uma delas. Não foi isso que foi feito e agora há que rentabilizar a infraestrutura a TODO O CUSTO. 

E qual foi a opção?
Demover os clubes e as associações a utilizarem o pavilhão coberto de Santo Espírito. Fantástico. Rentabiliza-se o espaço e transmite-se a ideia de que a infraestrutura era por demais necessária. 

Prós e Contras

- A freguesia ganha maior movimento e entretenimento principalmente ao fim de semana com a realização dos jogos; 
- A freguesia passa a dispor de uma espaço coberto onde além das actividades desportivas podem ser realizadas outras de âmbito cultural; 
- Os atletas da freguesia passam a ter que viajar menos kilometros para praticar desporto;


- A infraestrutura não está minimamente preparada para receber actividade de treino e competição regular (balneários, marcações, bancadas etc) 
- Os custos são insuportáveis para os clubes/associações que correm o risco de equacionar medidas extremas por forma a não perder o equilíbrio financeiro;
-  Os poucos encarregados de educação, conscientes das dificuldades dos clubes e que diariamente vão levar e buscar os filhos ao pavilhão, certamente deixarão de o fazer porque ir a Vila do Porto duas vezes não é a mesma coisa do que ir a Santo Espírito;
- A redução da utilização dos pavilhões em Vila do Porto implicará uma redução nos contratos-programa relativos às horas utilizadas pelos clubes ou seja, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Câmara Municipal de Vila do Porto (Complexo Desportivo) e Clube Ana de Santa Maria correm o sério risco de verem estas verbas reduzidas;
- O piso escolhido não é, nem de perto nem de longe, o ideal atendendo às condições climatéricas que normalmente de fazem sentir em Santo Espírito e no que à prevenção de lesões diz respeito.