quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Quando a Lei só serve para alguns, não serve para ninguém !!!

Desde há muito que se ouve falar da sustentabilidade dos recursos marinhos. Portanto, o assunto não é novo e arrisco mesmo a dizer que já tem barba branca.
Ora porque a necessidade a isso obriga, "criam-se" regras e leis para garantir a dita sustentabilidade. Mas como me parece ser bastante perceptível aos olhos da população em geral, principalmente na época que agora atravessamos, o falhanço generalizado dos nossos governantes no que concerne à tentativa de manter e aumentar tais recursos, é ainda mais evidente.
A regularidade com que ouvimos afirmações como "...há uns anos, no pesqueiro A, B ou C, era impossível não apanhar peixe", ".....hoje em dia, faz-se um mergulho junto à costa e pouco é o peixe que se vê em condições de apanhar", "......não sei como há leis que permitem por redes quase até à rocha.....". 
Ou seja, permissividade é esta? Que leis são estas que levam a que os nossos fundos sejam, literalmente, rapados??
Ainda ontem, no caís de Vila do Porto, só não viu quem, efectivamente, não estava presente. Um barco das autoridades marítimas com redes e peixe apreendido!!
Perguntas que ficam no ar apenas para quem não sabe as respostas e tenha, eventualmente, interesse em ir em busca das mesmas:
Os infractores serão punidos? As apreensões (muitas ou poucas, não interessa) tem levado ao pagamento efectivo das coimas correspondentes? Ou estaremos perante uma lei que à semelhança do que sucede tantas e tantas vezes no desporto, apenas beneficia o infractor?
Face à alegada ineficácia do actual sistema, não seria conveniente equacionar a alteração do mesmo?
É que, daqui a "meia dúzia de dias", quem cumpre na íntegra o que lhe é exigido e necessita dos recursos para sobreviver deparar-se-à com sérios problemas no que ao seu sustento diz respeito.
As associações do sector e/ou representativas, também não terão a sua quota parte de responsabilidade? Andar em cima do acontecimento, verificar, aconselhar, propor, pressionar, whateverrrr ....... !!! 

Quem não gosta de um bom peixe à mesa??? Exacto!
Então façam o favor de não acabar com ele tão depressa e de uma forma tão evidente.