quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Por estes dias acentuou-se a "pareces-ó-dependência"!

Por estes dias em Santa Maria o que não falta no comércio local são prateleiras vazias. Cada vez que nos deparamos com mau tempo ou com uma avaria na embarcação (como é o caso) que semanalmente liga Ponta Delgada a Vila do Porto, duas vezes por semana, a "pareces-ò-dependência" ganha ainda mais notoriedade. Isto pelas piores razões obviamente.
Além deste facto, há ainda outro que sobressaí com uma naturalidade fora do comum e que a mim me causa uma total incredibilidade. Refiro-me concretamente a um sentimento de resignação que teima em apoderar-se dos marienses em geral quando, de uma forma ou de outra, são lesados. É que excepção feita a algumas conversas de café e uma ou outra actualização de estado nas redes sociais, as demonstrações de insatisfação não tem passado disto mesmo. E como tal se ninguém reclama, ninguém se sente na obrigação de fazer absolutamente nada.
Até acredito que a partir de amanhã, com a chegada do barco da Mutualista e consequente reposição dos stock's, existirá quem ache que está tudo bem e não que se passou nada (e estará mas até à próxima vez).

Mas eis o que eu acho que deveria ter acontecido e não aconteceu:
Tendo o compromisso/responsabilidade de abastecer a Ilha de Santa Maria com duas ligações semanais, não deveria a empresa de Transporte Marítimo Parece Machado Lda ter salvaguardado estas mesmas ligações? Claro que sim. E não seria uma medida inédita refira-se. Pois a quando do reforço do molhe do cais a TMPM recorreu a uma congénere do ramo oriunda da Ilha Graciosa. Mas ainda existia outra alternativa. Na Ilha das Flores, o "Santa Iria" está parado desde que a empresa Maré Ocidental perdeu o concurso de transporte de mercadorias(Corvo/Flores) para a empresa Barcos do Pico a qual, utiliza a embarcação "Lusitânia". 
Volto a dizer. Se ninguém reclama, reivindica ou exerce qualquer tipo de pressão para que não nos vejamos em situações de perca e/ou lesivas, há que levantar a voz. Isto sob pena de uma das partes estar, pura e simplesmente, a marimbar-se para Santa Maria e para os Marienses. 

Notícia divulgada na rádio do Clube Asas do Atlântico durante o dia de hoje. AQUI

PS: Lembram-se de uma certa proposta para a aquisição de um barco misto para transporte de mercadorias entre São Miguel e Santa Maria? Pois é! Não servia os marienses.

O sistema do:
- Está bom tempo: Há barco;
- Não está bom tempo ou surge alguma avaria: Não há barco.
Este é que serve os nossos intentos!