Promovido pela secretaria regional do Ambiente e do Mar, e desenvolvido por uma equipa multidisciplinar liderada pelo arquitecto Fernando Monteiro, o projecto de requalificação da Baía de S. Lourenço abrange a protecção e consolidação da orla costeira e a definição de uma solução urbanística para um novo espaço público na ilha de Santa Maria.
O projecto respeita aquela área considerada " muito sensível", quer no que se refere aos seus aspectos naturais, quer pelo vasto património edificado e cultural patente na imagem humanizada da encosta. A intervenção vai resolver os problemas causados pela erosão costeira e vai melhorar as condições urbanísticas, nomeadamente na circulação de pessoas, locais de estacionamento e no tratamento das duas zonas balneares existentes.
Orçadas em 5,2 milhões de euros, as obras vão qualificar o percurso compreendido entre a zona de chegada a S. Lourenço e o porto de recreio existente na vertente oposta da baía. A protecção da costa vai materializar-se a dois níveis, permitindo resolver o desnível existente de uma forma mais integrada, possibilitando ainda a construção de um percurso pedonal a uma cota inferior à do arruamento. Esta solução permite ocultar o impacto criado pela execução dos muros de contenção e salvaguarda os espaços verdes entre o arruamento viário e o passeio pedonal. Para minimizar o impacto visual e respeitar o "espírito do lugar", os muros serão revestidos a pedra seca arrumada à mão. O percurso terá pavimento contínuo e em estrado de madeira tratada, em função da especificidade de cada troço.
Quanto ao estacionamento automóvel, a opção é reestruturar as áreas de estacionamento actualmente existentes e criar um espaço adicional localizado junto ao porto de recreio.
O projecto contempla ainda a criação de um complexo de piscinas naturais apoiado por um edifício integrado na paisagem e praticamente construído abaixo da cota do arruamento viário existente. O edifício terá uma Cafetaria/ Bar com esplanada exterior e estruturas de apoio à actividade balnear. Será ainda construído um outro pequeno edifício, encastrado na parede de pedra actualmente existente no percurso junto ao porto de recreio, que será destinado ao apoio às actividades de recreio náutico.
Em toda a concepção do Projecto de Urbanismo e Arquitectura, foi tida em atenção a utilização de materiais e aspectos construtivos de forma a criar uma estrutura o mais adaptada possível às condições do espaço natural onde se irá inserir. A obra já está adjudicada e os trabalhos, com a duração de 18 meses, deverão arrancar ainda este ano. Fonte: GaCS/SF
O projecto respeita aquela área considerada " muito sensível", quer no que se refere aos seus aspectos naturais, quer pelo vasto património edificado e cultural patente na imagem humanizada da encosta. A intervenção vai resolver os problemas causados pela erosão costeira e vai melhorar as condições urbanísticas, nomeadamente na circulação de pessoas, locais de estacionamento e no tratamento das duas zonas balneares existentes.
Orçadas em 5,2 milhões de euros, as obras vão qualificar o percurso compreendido entre a zona de chegada a S. Lourenço e o porto de recreio existente na vertente oposta da baía. A protecção da costa vai materializar-se a dois níveis, permitindo resolver o desnível existente de uma forma mais integrada, possibilitando ainda a construção de um percurso pedonal a uma cota inferior à do arruamento. Esta solução permite ocultar o impacto criado pela execução dos muros de contenção e salvaguarda os espaços verdes entre o arruamento viário e o passeio pedonal. Para minimizar o impacto visual e respeitar o "espírito do lugar", os muros serão revestidos a pedra seca arrumada à mão. O percurso terá pavimento contínuo e em estrado de madeira tratada, em função da especificidade de cada troço.
Quanto ao estacionamento automóvel, a opção é reestruturar as áreas de estacionamento actualmente existentes e criar um espaço adicional localizado junto ao porto de recreio.
O projecto contempla ainda a criação de um complexo de piscinas naturais apoiado por um edifício integrado na paisagem e praticamente construído abaixo da cota do arruamento viário existente. O edifício terá uma Cafetaria/ Bar com esplanada exterior e estruturas de apoio à actividade balnear. Será ainda construído um outro pequeno edifício, encastrado na parede de pedra actualmente existente no percurso junto ao porto de recreio, que será destinado ao apoio às actividades de recreio náutico.
Em toda a concepção do Projecto de Urbanismo e Arquitectura, foi tida em atenção a utilização de materiais e aspectos construtivos de forma a criar uma estrutura o mais adaptada possível às condições do espaço natural onde se irá inserir. A obra já está adjudicada e os trabalhos, com a duração de 18 meses, deverão arrancar ainda este ano. Fonte: GaCS/SF