quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Este navio é uma "F€sta"



Por mais que tente, o Governo Regional dos Açores não pode continuar a tentar a tapar o sol com a peneira. Este ano, na minha opinião pior do que os anteriores, o transporte maritímo de passageiros está a ser uma autência vergonha. Desde o processo de aquisição dos novos barcos passando pelos problemas que não permitiram a chegada atempada do Viking ou até mesmo no que diz respeito à elaboração dos horários que, como se sabe, voltaram a beneficiar os mesmos de sempre.
Ora, pese embora todo este circo que está montado em torno da operação de transportes maritímos de passageiros, não me passava pela cabeça que a chegada do segundo navio, iria, uma vez mais, ser sinónimo de trapalhada.
É que durante o dia de ontem, a quando da viagem inaugural do Viking, foi evidente que a escolha deste barco não teve em linha de conta as características dos portos (pelo menos de todos) açorianos.
A rapidez com que o Viking efectuou a ligação de Ponta Delgada a Vila do Porto, acabou por ficar ofuscada pelas enormes dificuldades que alguns passageiros tiveram em entrar e sair com as viaturas. Houve mesmo quem exigisse uma declaração à atlanticoline no sentido de ser apresentada às seguradoras, caso as viaturas apresentassem danos consequentes desta operação.
Outro aspecto que me pareceu estranho foi não haver grande controle de entradas e saídas de passageiros (e não só) no navio. Isto numa altura em que todos sabemos ser se extrema importância "rastrear" o que entra e sai de Santa Maria.