Obviamente com diversas diferenças, logo a começar pela duração da romaria, esta somente teve um dia, começando logo pelas 5.30h da manhã, 27 irmãos romeiros saíram da Igreja Matriz de Vila do Porto. A orientação do grupo ficou a cargo do irmão António Resendes, a originalidade de cânticos e outros pormenores tentaram marcar a diferença, criando um pouco de identidade mariense, como foram audíveis os cânticos originais dedicados a Fátima. Esta romaria contou com a preciosa colaboração dos irmãos micaelenses do grupo da candelária que cederam provisoriamente bordões sacos. Numa jornada de 32 quilómetros, as forças não faltaram mas o esforço foi muito, no asfalto quente e com subidas bastante íngremes.
Com uma média de idades certamente a rondar os 45 anos, estes homens, apesar de algumas dificuldades no percurso, foram fieis á sua ambição e chegaram todos a Fátima após 32 quilómetros de subidas e descidas, percorrendo as cinco freguesias da ilha e diversas igrejas e ermidas.
Para agrado destes, foram inúmeras as oferendas de pessoas anónimas pelo caminhada, que abriram as suas casas ou estabelecimentos comerciais, reconfortando-os com algo de comer ou beber. Visível foi o estado de felicidade das dezenas de familiares que aguardavam os seus romeiros para um almoço de família na freguesia de Santa Bárbara, a emoção foi forte pois muitas destas infelizmente nunca se deslocaram a São Miguel para ir acompanhar os maridos ou pais, fazendo-o na sua terra.
A travessia de Santo António na freguesia de Santo espírito passando pelo lugar do Forno, foi de facto um pouco ofegante, pois para além de longa era também muito irregular. Assim o reconfortante almoço foi um momento ideal para recuperar as calorias já perdidas.
Como última etapa desta cansativa mas reconfortante viagem, percurso a que se juntaram os escuteiros desta freguesia e muitos populares de toda a ilha, ligaram Santa Bárbara à Ermida de Fátima, onde lhes esperam dezenas de pessoas e uma imagem de Fátima completamente restaurada. Com o final da caminhada alcançado, seguiram-se os habituais agradecimentos destes marienses á Virgem Maria e posterior colaboração na procissão das velas e missa.
Continuidade foi a opinião unânime de todos aqueles irmãos romeiros que participaram nesta caminhada mariense, demonstrada por diversas manifestação de alegria e camaradagem entre todos. Fotos: Direitos Reservados