Por esta altura do campeonato e por razões óbvias, é no mínimo angustiante e ensurdecedor o silêncio das nossas entidades (comportamento contrário por exemplo ao da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo que tem exercido enorme pressão para que a base das Lajes receba o maior número possível de escalas técnicas) relativamente ao processo de encerramento do Aeroporto de Santa Maria, o que se sabe vem de comentários e opiniões que se tem durante alguma conversa entre amigos ou como neste caso pelos órgãos de comunicação social, aqui ficam alguns excertos de um artigo publicado no Açoriano Oriental no passado dia 07 de Dezembro:
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"Região poderá assumir gestão dos aeroportos"
"Transportes aéreos são centro das preocupações do Governo Regional no que respeita ao desenvolvimento turístico da Região. Futura gestão dos aeroportos é prioridade""O processo de privatização da ANA, entidade que gere os mais importantes aeroportos da Região, está a merecer prioridade na atenção por parte do Governo Regional. Isso mesmo deixou ontem expresso o secretário regional da economia, na sessão de encerramento do XXXII Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo), que ao longo da semana decorreu em Ponta Delgada. "Precisamos resolver bem o processo de privatização da ANA, que pode ter um impacto importante nos custos das acessibilidades. Nos Açores não permitiremos que infraestruturas tão importantes, como sejam os aeroportos de Ponta Delgada, Horta ou Santa Maria fiquem nas mãos de estranhos sem regras claras quanto a taxas a praticar ou a investimentos a fazer”, afirmou Duarte Ponte. Posteriormente, em declarações à comunicação social, o governante admitiu que uma das possibilidades em estudo por um grupo de trabalho criado para o efeito passa por afectar ao Governo Regional a responsabilidade da exploração e investimentos dos referidos aeroportos. Duarte Ponte não descura essa possibilidade .............."
"De resto, a ANA foi uma entidade particularmente referenciada e criticada durante o congresso da APAVT. Logo no início dos trabalhos, a RENA (associação representativa das empresas de navegação aérea) havia criticado duramente a política de taxas aplicada pela gestora dos aeroportos nacionais, a ponto de admitir repercussões de tais cobranças no preço final das tarifas."
"De resto, a ANA foi uma entidade particularmente referenciada e criticada durante o congresso da APAVT. Logo no início dos trabalhos, a RENA (associação representativa das empresas de navegação aérea) havia criticado duramente a política de taxas aplicada pela gestora dos aeroportos nacionais, a ponto de admitir repercussões de tais cobranças no preço final das tarifas."