sábado, 11 de outubro de 2008

Open Days 2008

A Região Autónoma dos Açores é uma das participantes na sexta edição do “Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades”, que decorre entre os próximos dias 6 e 9 de Outubro.
Pela primeira vez, e respondendo a um repto lançado pela Direcção Geral da Política Regional para que o “Open Days” seja descentralizado a todo o espaço comunitário, cada membro de um conglomerado irá organizar um evento local, a decorrer igualmente durante o mês de Outubro.
Nos Açores, esse evento será a TECNOMAR – Feira de Tecnologia Marinha, que decorrerá dias 24 e 25 de Outubro em Santa Maria.
Dedicado à temática “regiões e cidades num mundo em desafio”, o “Open Days 2008” tem por objectivo proporcionar às instituições europeias uma perspectiva conjunta do futuro da política europeia de coesão social, económica e territorial partilhada pelas regiões e cidades.
O programa deste ano é composto por 120 sessões, distribuídas pelos três dias do evento, dedicadas a temas como a “inovação nas regiões: promoção do investimento, desenvolvimento tecnológico e inovação”, “desenvolvimento sustentável: reacções a nível regional às alterações climáticas”, “cooperação e redes: partilha de boas práticas em desenvolvimento regional” e “olhando para o futuro: uma política europeia de coesão para amanhã”.
No total, estarão presentes, este ano, 216 regiões e 32 países, estimando-se um número total de 5500 participantes, entre peritos e decisores em matéria de políticas regionais, empresários e representantes do sector financeiro.
Os Açores participam no conglomerado liderado pela Região de Lisboa e Vale do Tejo, sob o tema ““Competitividade na Rede da Água – Economia Marítima Inovadora”, enquadrado na área “Regiões inovadoras: Promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação”.
Entre outros temas, será debatida a formação de “clusters” multissectoriais, a dinamização de “clusters” marítimos inovadores, a melhoria da eficiência do transporte marítimo, a promoção do turismo costeiro e marítimo, o desenvolvimento de sistemas energéticos marítimos inovadores e a governança nos sectores marítimo e costeiro.
Ainda no âmbito deste conglomerado, Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, apresentará uma intervenção intitulada “Avanços no Estudo do Mar Profundo nos Açores: Prospectivas para a Biotecnologia”.
Para além dos Açores e da Região de Lisboa e Vale do Tejo, fazem do mesmo conglomerado as regiões de Andaluzia (Espanha), Sicília (Itália), Canárias (Espanha), Zelândia (Holanda), Macedónia Oriental, Trácia e Heraklion (Grécia). Fonte: Azoresdigital