terça-feira, 19 de março de 2019

Nós por cá.....



Os acidentes registados em 2014, ambos na Ilha do Pico, despoletaram uma onda de contestação em torno das condições de segurança nos portos dos Açores em particular, no que respeita ao estado em que se encontravam vários cabeços de amarração.
Em 2017, o Governo Regional dos Açores anunciou (e muito bem) a celebração de um contrato com a Portos dos Açores, no valor de 1.2 Milhões de Euros para renovação/instalação destas estruturas em várias ilhas do arquipélago, onde se incluía Santa Maria.
E em Santa Maria, como noutras ilhas dos Açores, não existe apenas um porto. O principal. Existem outros que, pese embora a menor utilização por particulares e pescadores, continuam a ser considerados como opções fiáveis para as respectivas embarcações.
Num destes dias, dei comigo no pequeno porto dos Anjos a olhar para estas estruturas. Não sou um entendido na matéria para dizer se estão, ou não, em condições de continuarem a ser utilizadas, mas é uma dúvida pertinente. No que toca a atribuição de responsabilidades em caso de incidente ou acidente, será curioso, por um lado (e triste por outro) perceber a quem serão atribuídas responsabilidades. Se à Direção Regional dos Assuntos do Mar ou à entidade  local a quem foi delegada a sua gestão e que não é a Portos dos Açores.