domingo, 15 de julho de 2018

O nosso (mariense) interesse.......será o mesmo de todos ??

Parece mentira mas não é. Nos últimos anos, as zonas balneares de São Lourenço e Maia, ambas sob a responsabilidade e gestão do Governo Regional dos Açores (Ambiente e Mar), tem padecido de tudo menos de uma época balnear, diria, normal, tranquila e saudável. 
É sabido que o nosso turismo anda pelas ruas da amargura com os mais baixos valores dos Açores, sendo que a nossa "salvação" continuam a ser os dois mesitos de Verão e pouco mais. Por mais que nos custe admitir, este é um facto indesmentível.

Contudo até mesmo neste curto período, as entidades e/ou departamentos responsáveis parecem deter apenas uma altíssima capacidade de remar no sentido contrário ao interesse dos marienses em particular ou de quem escolhe estas duas magníficas baías como destino para as suas férias. Fica a dúvida porém, se propositadamente ou por simples incompetência.

A Baía da Maia, reforço, lugar lindíssimo e aprazível, parece ter sido este ano a zona balnear preferencial para colocar em prática como que um plano maquiavélico que viabilizasse tudo menos a paz, tranquilidade e segurança que se exige durante qualquer época alta numa zona balnear.   
Primeiro, o agendamento do início de uma obra pouco tempo antes da realização do Festival Maia Folk, portanto, a semana mais movimentada naquela baía. Algo que - felizmente - não veio a acontecer alegadamente devido à falta de licenciamento da obra. Caricato, no mínimo. Obras do Governo Regional dos Açores (GRA) suspensas por falta de licenciamento.

Em Março, o GRA procede a uma alteração de lei que permite o início antecipado da época balnear em quatro baías sob a sua responsabilidade.
Para a Maia e São Lourenço é anunciada a data de 1 de Junho e a "malta" bateu palmas ficando, literalmente, em êxtase.

O que nos diz a realidade:

- A época balnear abriu oficialmente APENAS no dia 2 de Julho. Um mês e um dia mais tarde do que fora previamente anunciado;

- Sem que tenha sido realizada qualquer cerimônia para o efeito, julga-se que o galardão ambiental foi uma vez mais atribuído pois a bandeira azul lá está hasteada;

- No dia 14 de Julho, APENAS 12 dias após a abertura oficial da época balnear, a Piscina é interdita pela autoridade marítima por falta de condições de segurança para os banhistas.


O encerramento da Piscina da Maia foi motivado pela queda de parte do varandim que deixou sem proteção alguma áreas contundentes. Havia ainda o risco do mar provocar a projeção da parte restante sobre os banhistas. 
Esta falta de manutenção foi a causa principal para o sucedido no entanto, o alerta foi dado em tempo devido e a quem de direito. MAS parece ter sido mais fácil ignorar os habitantes e frequentadores habituais do que proceder em conformidade. 

Perante tamanho desinteresse, desleixo, falta de sensibilidade e competência, o que devemos nós, marienses, pensar?
Foto: DR