segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os números do Turismo em SMA: Negativos mas..........


Uma vez mais os números do Turismo nos Açores, em particular os que se referem à Ilha de Santa Maria, situam-se no vermelho. No entanto, julgo que estes devem ser analisados mais ao pormenor.
A primeiro reparo que faço prende-se com o facto destes números serem registados pelas unidades hoteleiras. Ora, em Santa Maria, além de termos o Hotel Praia de Lobos encerrado, o turismo rural, o aluguer de moradias/apartamentos e claro, o inevitável recurso à estadia em casa de familiares registam uma procura cada vez mais acentuada. Estes números entram onde? Pois é..... Não entram !!
O segundo reparo, faço-o à bendita percentagem negativa dos -27,8% e que compara as dormidas de Junho de 2015 com o período homologo do ano transacto (1 mês). Mas quando alargado o período de comparação para os primeiros meses do ano, regista-se (obviamente) a diluição desta taxa de variação para um valor negativo de 629 dormidas. 
Não alongando muito esta minha humilde perspectiva, deixo no ar a seguinte questão:

De Janeiro a Junho de 2015 alguém tem dúvidas que estas 629 dormidas não se consumaram? 

PS: Preocupa-me mais o facto de um momento para o outro ficarmos "apeados" em matéria de unidades hoteleiras isso sim...... :x