terça-feira, 5 de maio de 2015

Reabilitação do Cinema do Aeroporto: Exige-se celeridade daqui em diante.


1º Video (Jornal O Baluarte) / 2º Video (Ana Loura)

Finalmente, de uma forma clara, objectiva e numa pequena cerimónia aberta também ao público em geral (portanto só não compareceu quem não pôde, não quis ou não se interessou), foi dado a conhecer o estudo prévio do projeto de reabilitação do Cinema do Aeroporto. 
Desde que foi aprovada a proposta para o efeito (22 de Março de 2013) passou demasiado tempo até este momento.
Compreendo que para a classe política, a gestão dos timmings para este tipo de divulgação sejam como pão para a boca no entanto, enquanto mariense e defensor da necessidade de Santa Maria ter um espaço polivalente (não só para cinema), não posso aceitar que se ande a passo de caracol. "Roma e pavia não se fizeram num dia" é verdade mas nem oito nem oitenta.
Senão vejamos:
- Passaram sensivelmente dois anos desde que foi apresentada a proposta;
- No entretanto foram realizados os estudos intermédios e levantamentos que se exigiam;
- O Estudo prévio do projeto é, finalmente, apresentado a 4 de Maio de 2015;
- O Governo Regional dos Açores prevê que o projecto esteja concluído no primeiro semestre deste ano, portanto até Junho de 2015;
- O Governo Regional dos Açores prevê ainda que a obra comece nesta legislatura que, recordo, só termina em Setembro de 2016.

Pergunta que se impõe: Em que ano, estará o Cinema do Aeroporto ao dispor da Ilha de Santa Maria e dos Açores?

PS: Gostei MUITO do projeto só não percebo o porquê de não ter sido aproveitado o espaço lateral do edifício (jardim) para estacionamento. Isto ao invés de demolir as duas habitações que atualmente existem na traseira do edifício e que até nem são de chapa.