sexta-feira, 8 de maio de 2015

Falta de água em SMA: Uma realidade (praticamente) todos os anos.

Atendendo ao passado recente, é inevitável chegar a esta altura e não falar do assunto. A fraca pluviosidade e as alterações climáticas motivam a cada ano que passa mais debate sobre o assunto, em particular, que consequências tem para a população a escassez deste bem precioso.
Mesmo sem ter qualquer qualificação no âmbito dos recursos hídricos arriscaria uma solução para que a água proveniente do sistema de abastecimento público pudesse ser rentabilizada. Refiro-me obviamente à construção de bacias de retenção. Em Santa Maria, este investimento, que julgo estar inserido no Quadro Comunitário de Apoio, seria uma mais valia atendendo às necessidades, por exemplo, da agricultura em alturas de seca.
Por exemplo, do número total dos tanques que actualmente servem o sector, apenas dois não estão conectados ao sistema de abastecimento público por serem "alimentados" por nascentes.
Se será uma solução descabida e a quem deverá ser atribuída a incumbência do investimento, são duas questões que deixo à consideração de quem realmente tem responsabilidades na matéria e poder de decisão.