segunda-feira, 27 de abril de 2015

Turismo: Não basta ter os aviões cheios.......


Não sou das pessoas mais viajadas. Nem de perto nem de longe. Mas, sempre que tenho oportunidade e o orçamento me permite, "dou à perna". Tento recolher o máximo de informação possível sobre localizações, meios de transporte, restauração e locais de interesse. E ferramentas para nos ajudar não faltam.
Por exemplo, para reservas de hotel arriscaria dizer que o Booking será o mais utilizado/procurado sendo o TripAdvisor, pela informação e conteúdos fornecidos, o site com mais procura mundial. A aplicação disponível para os equipamentos móveis funcionam off-line e tornam-se também por este fato, imprescindíveis a quando da viagem.
Mas o fundamento deste post não é o de publicitar gratuitamente nenhum dos sites mencionados (são dois de muitos que estão à distância de um clique). É sim, com um exemplo à nossa dimensão, justificar que o problema do turismo não passa/passava apenas pelo transporte aéreo. Não. Porque este "problema", apesar de aparentemente resolvido veio deixar (ainda mais) a descoberto outras carências como seja a fraca divulgação da nossa ilha e do que melhor temos. Há e bem, quem o faça mas, um turista interessado em viajar até Santa Maria e que tenha no TripAdvisor a sua principal ferramenta de viagem fica, erradamente, com a percepção de que na Ilha do Sol pouco ou nada há de interesse e que não valerá a pena dar cá um saltinho. 
A utilização gratuita deste tipo de motores de busca e informação ao turista deviam, na minha opinião, ser aproveitada que pelo sector empresarial privado quer pelas Associações Culturais ou até mesmo pelo Município/Juntas de Freguesia.
A Ilha de Santa Maria tem muito para oferecer mas se esta oferta não for dada a conhecer de nada valerá a pena estar à espera que os outros façam aquilo que nos compete a nó.