quinta-feira, 12 de março de 2015

Reabilitação da Estrada Regional entre o Arrebentão e São Lourenço: "Gato escaldado de Água Quente tem medo"

O Governo dos Açores lançou hoje a empreitada de reabilitação de um troço da Estrada Regional N.º 1 – 1.ª, entre o Arrebentão e a Vigia da Areia, em São Lourenço, na ilha de Santa Maria, de acordo com o previsto na Carta Regional das Obras Públicas e na sequência da Resolução do Conselho do Governo de 20 de Fevereiro.
A empreitada, que surge no âmbito da ação de intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres de Santa Maria, representa um investimento de cerca de 800 mil euros e tem um prazo de execução de 180 dias, a partir da data de consignação.
Esta intervenção consiste na criação e valorização das zonas de interesse turístico ao longo da via, como é o caso dos miradouros e zonas de lazer, bem como na execução de muros de suporte, recuperação de muros em pedra seca e construção de órgãos de drenagem ao longo de toda a extensão.
O pavimento será também reabilitado, através da colocação de uma nova base e sub-base em parte do troço e de betuminoso numa extensão de 2,7 quilómetros, além de se proceder à montagem de sinalização vertical e à definição de sinalização horizontal.
A Estrada Regional N.º 1 – 1.ª, entre o Arrebentão e a Vigia da Areia, é uma das principais vias de acesso turístico de Santa Maria, sendo mesmo o único acesso à Baía de São Lourenço, uma das melhores zonas balneares de Bandeira Azul da ilha, que regista um número significativo de marienses e de turistas, sobretudo durante o verão.
12-03-2015 In Jornal O Baluarte



Mas voltando um pouco atrás não deixam de ser curiosas algumas comparações....

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, avança com a empreitada de reabilitação da estrada regional entre o Arrebentão e o porto de São Lourenço, na ilha de Santa Maria.
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou hoje o local onde irá ser executada esta empreitada, no âmbito da visita de Governo à ilha.

“A estrada ficou mais degradada com as obras marítimas e é por isso que o Governo Regional tem já um projecto pronto para, no próximo ano, iniciar a empreitada de reabilitação deste troço”, revelou José Contente.
A requalificação da estrada de acesso à baía de São Lourenço, um dos pontos turísticos da ilha mais procurados, implicará a execução de uma base e sub-base e respectiva pavimentação na extensão do troço, 3,5 quilómetros.
Estão igualmente previstos os trabalhos de execução de valetas e construção de muros de suporte que não resistiram ao intenso tráfego de pesados para a concretização da obra em curso.
José Contente, que visitou a estrada regional junto à entrada para o Porto de São Lourenço, sublinhou a necessidade de se avançar para esta empreitada, garantindo melhores acessibilidades, conforto e segurança aos locais e aos turistas que procuraram o local.
A empreitada terá um prazo de execução de seis meses e implicará um investimento público na ordem de um milhão de euros.
O governante relembrou ainda que mais de oitenta por cento da rede viária mariense foi reabilitada nos últimos dez anos e, “ao nível das acessibilidades terrestres, a ilha tem o seu problema praticamente resolvido”, acrescentou.
Outubro de 2011 - GACS

A ver vamos se é desta...........................!!