sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Lista de desejos para o ano novo: SANTA BÁRBARA

Há muitas maneiras de fazer passar uma mensagem, essencialmente, podemos fazê-lo de forma positiva ou negativa. Vou optar pela primeira opção e esperar que alguma coisa seja feita e acreditar que uma crítica é sempre uma coisa positiva e construtiva. A minha mensagem é muito simples: a freguesia de Santa Bárbara precisa de alguns cuidados e se nada for feito, em breve, aquilo que poderia ser remediado estará perdido, irremediavelmente. Vou-me concentrar apenas no lugar do Termo da Igreja, onde habito, e em três equipamentos sociais.

O primeiro equipamento é o Parque Infantil, talvez o melhor da ilha. Foi muito saudado quando o Governo Regional o instalou na freguesia com menos crianças da ilha... o que deveria estar à altura deste investimento seria a sua manutenção. Até hoje foi nula ou muito diminuta. Há estragos por toda a parte e poucos são derivados de vandalismo (infelizmente há gente que não sabe cuidar do que é comunitário): há uma torneira que vaza há semanas, degraus partidos, lodo e musgo no chão, ferrugem e sujidade em todos os equipamentos. Esses pequenos reparos poderiam ser feitos com poucos recursos: lixívia, CIF, tinta, diluente, uma torneira, duas fechaduras e uma máquina de lavar à pressão. Simples, não é? A Junta de Freguesia foi alertada para estes detalhes há mais de um mês, mas não fez nada até à data. Não pode ser por falta de mão-de-obra porque tem cedido um funcionário a uma obra da paróquia. Acredito que se a Junta de Freguesia pedisse ao empreiteiro dessa obra, numa manhã, reanimavam todo o parque infantil, sem grandes custos para ninguém.

Aqui seguem algumas fotos para documentar as observações anteriores:














Ainda adjacente ao Parque Infantil está uma obra recente da PT: a instalação de um telefone público. Todavia, há um mês que a obra se encontra por concluir: eis a foto que explica tudo, mas não mostra que a vala que foi aberta se encontra no acesso ao Parque Infantil.




Outro equipamento é a antiga escola primária que se tornou no salão da Casa do Povo de Santa Bárbara. Sabendo que a CPSB não tem meios de manter o edifício, ao menos alguém que se chegasse à frente e cuidasse do exterior, dá a impressão que estamos junto a um edifício abandonado. Não há nada mais simples do que lavar e cuidar de chãos. Eis as fotos:




Por último, o equipamento que merece também uma atenção é a Escola Primária. Esta encontra-se, nitidamente ao abandono. É muito triste e representa o interesse dos responsáveis pela manutenção daquilo que foi um espaço cheio de vida. As árvores estão a crescer sem controlo, danificando a fachada, espalhando folhas por todo o lado. Os jardins estão degradados e os portões partidos. Lá dentro não sei como estão as coisas, mas não deve ser lindo de se ver: basta espreitar por uma janela. Há menos de dez anos foram gastos milhares de euros na sua conversão... é assim, triste. Adjacente à escola temos o parque de jogos. Mas sobre este nem vale a pena falar, não vá julgarem que aí se encontra uma oportunidade para fazer mais um pavilhão desportivo na ilha. A verdade é que bastava arranjar a vedação. Não sei como ainda não se feriu ninguém: basta olhar as imagens:






Se os governantes não são capazes de ver, fora de campanhas eleitorais, que é preciso cuidar do que é nosso... então peço às pessoas que se juntem e reclamem e, porque não? Se for preciso tratamos nós disto. Nós, o povo, claro.

Abraço, bom ano!