sábado, 22 de março de 2014

Opinião: Promessa política mas com que finalidade?

Esta poderá ser eventualmente uma pergunta que a todos nós nos interessa a vivência das nossas gentes.
Foi dado a conhecer recentemente, tem sido anunciado em avulso e em ocasiões “feitas à medida”. Refiro-me concretamente ao muito badalado - e aguardado - PLANO INTEGRADO DE TRANSPORTE (PIT).
Como Açoriano que, com regularidade, utiliza ligações aéreas e marítimas para transporte de mercadorias li e reli o afamado documento. E mesmo sendo um leigo na arte de “interpretar” planos concluí que quem o fez, certamente tirando partido de todos os dados estatísticos disponíveis e sistemas informáticos, não tem em conta a promessa feita na campanha eleitoral. Ou seja, fazer algo para prejudicar terceiros é, um mau principio e decerto que não vive na mesma região do que eu. Ou então é um lunático!

Ao ler o PIT, interroguei-me com algo tão simples como :

- Criar e apresentar este plano sem que ainda estejam estabelecidas as novas obrigações de serviço público de transporte aéreo, não é uma antecipação infeliz?!

- É verdade ou não, que localmente, é claro e evidente que os marienses reconhecem - e muito - o serviço prestado pelo tráfego local (Baía dos Anjos, conhecido por Pareces)? Isto apesar de há muito reclamarem por um aumento na qualidade do serviço. Mas também não é menos verdade que, ao longo de várias décadas, nunca o deixaram de o fazer com uma regularidade bi-semanal (por vezes sob condições muito adversas).

- O objectivo é acabar com esta possibilidade? A de podermos receber uma encomenda à terça-feira e que se pediu no dia antes ou encomendar à Quarta-Feira e recepciona-la na Quinta-Feira. 

- Querem fazer crer que um navio de 115 metros virá a Santa Maria, de inverno, trazer a fruta, o gás ou a tal encomenda que se pediu no dia antes??
Ou seja são mais de 10 postos de trabalho que estão em causa e muito esforço desenvolvido em prol duma terra. Destas medidas, estou certo (oxalá me engane), irá resultar a extinção da empresa que nos presta o serviço regular e um acréscimo das dificuldades para outras tantas pequenas empresas.

- O novo paradigma dos transportes públicos é, e veja-se no caso particular de Santa Maria,  todos os meses os empresários queixam-se da falta da regularidade prometida pelo actual operador (em abono da verdade diga-se que tais atrasos sucessivos se devem também à pouca carga movimentada). E quando começar a concorrência? (desleal - tipo Pousadas da Juventude-Hotéis), privados (Pareces, etc…) e o governo( navios ferrys a transportar carga rolada. Simplificando, vem um contentor dentro dum ferry e a “trela” tipo camião TIR leva para o seu destino) na movimentação de cargas;

- Carga Rolada…... Viável para empresas que querem 10 pneus, 2 caixas de fruta, etc, com muita regularidade?

- É verdade ou não que, actualmente, os aviões da Sata e os actuais barcos estão super dimensionados, quando se sabe que ambos as taxas de ocupação não passam dos 25%!?

Nos estudos efectuados, decerto pagos a preço de ouro a alguma entidade, conseguiremos saber qual o CUSTO/BENEFÍCIO que cada açoriano tem para este novo PIT???
Texto: "Zé Puvim"
Enviado por Email