terça-feira, 20 de agosto de 2013

E ainda outra opinião sobre a "prevenção" rodoviária com que os Marienses tem sido brindados......



Os dias 9, 10 e 11 de Agosto compõem um dos fins de semana mais importantes do ano, na ilha de Santa Maria. A realização do Rali de Santa Maria, (evento de escala regional) marca o normal quotidiano da pacata ilha. Este tipo de eventos são sem dúvida, um importante factor de desenvolvimento em diversas áreas e sectores, nomeadamente na hotelaria, restauração, turismo, economia, desporto, etc...
Os marienses desde sempre, acarinharam a realização deste e outros eventos. Além desta receptividade  o povo mariense sabe melhor do que ninguém, receber quem nos visita propositadamente aquando destes eventos.
As várias organizações e associações da ilha já deram provas de que aquilo que se faz e organiza em Santa Maria tem selo de qualidade!
Mas………………… Nem tudo é um mar de rosas.
É óbvio e infelizmente natural, que por estes dias, há sempre quem abuse e cometa alguns excessos que comprometem a habitual tranquilidade da Ilha do Sol.
Provavelmente por esse motivo, o Comando Regional dos Açores da PSP, acha por bem enviar anualmente a Santa Maria, uma brigada de trânsito, composta por alguns elementos da PSP de elevada simpatia, eficácia, determinação e disponibilidade.
O que no princípio passou por ser uma medida bem aceite por todos, pois os excessos de velocidade eram uma constante nos dias do rali, rapidamente se transformou num enorme pesadelo!
Como o mega efeito RADAR se disseminou por toda a população como se de uma doença altamente contagiosa se tratasse, bastaram apenas um ou dois anos para que durante esses dias, fosse uma raridade capturar um único veículo a circular excedendo os limites de velocidade. Havia dias em que a Avenida parecia um grande desfile de um casamento! Tudo e todos na ordem como manda a LEI!
Pois bem, por incrível que possa parecer foi aí que começaram os problemas. Como já não se gasta o "rolo" da máquina especial de fotografias, foi tempo de alterar o "modo preventivo"!
Por cheque, dinheiro ou multibanco. Não interessa. Há para todas as carteiras. 60, 120, 250, 500, 600 etc.
Esta semana a que me refiro, foi um exemplo crasso do que considero ser uma autêntica caça ao automobilista! Coimas para todos os gostos! Sempre cumprindo a lei refira-se. Foi um tal disparar a tudo o que mexia. Pés com chinelos, coletes, reboques, luzes, cintos, telemóveis, airbags, jantes, pneus, seguros, etc etc etc…. É verdade quase me esquecia. Na falta de melhores argumentos, até os parafusos dos triângulos de sinalização foram motivo suficiente para aplicar as ditas coimas!

Pois ainda está a pensar no titulo do texto? Foi mesmo isso que aconteceu, velocidade ok, taxa de alcoolemia ok, documentos de identificação ok, seguro ok, inspeção periódica ok, luzes ok, colete ok, pneus ok, parafuso do encaixe triângulo de sinalização KO! Simples 60 euros, por cheque ou dinheiro sem mais demoras ou burocracias! SIMPLEX missão cumprida pode seguir tenha uma boa viagem….
Numa ilha que faz da sua imagem de marca o bem receber, havia necessidade deste tipo de acção policial?! Somos uma ilha de selvagens? Somos uma ilha de prevaricadores da ordem pública? E no resto dos dias? Serão assim tão brandos (não me parece) os agentes da esquadra de Vila do Porto para que só se aplique coimas durante uma semana em Agosto  Ainda por cima por agentes da PSP de Ponta Delgada que parecem vir a Santa Maria com objectivos de actuação pré-definidos??!!
Pois bem há quem diga que a super, mega, ultra brigada de trânsito estava “apenas” a cumprir o seu dever, mas isso implica que:
- Seja cumprido através de perseguições desrespeitando os limites de velocidade e demais regras de trânsito?
- Seja feito em locais que colocam em perigo a segurança de automobilistas e demais utilizadores da via pública?
- Seja feito não cumprindo os mesmos pressupostos pelos quais se actuaram os automobilistas, como por exemplo não fazendo o uso de colete reflector na imobilização de veículos a via pública”?
- Seja feita apreensão de  documentos de veículos, solicitando a presença dos mesmos na esquadra policial, sem que para isso o proprietário do veículo tenha os documentos para circular na via pública?
Enfim esta sequência de perguntas podia prolongar-se mas todas elas teriam o mesmo destino… ou seja um grande sorriso!


Para que no futuro este tipo de situações seja repensada seria de bom grado que todos os Marienses percebessem quem realmente merece ser bem recebido em SANTA MARIA!
Texto: BH