terça-feira, 2 de julho de 2013

(Ilha de) Valor Acrescentado?

"Casas da ANA vendidas em Santa Maria
O Governo regional está preparar a venda das casas de Santa Maria que pertenciam à ANA.
Quem não quiser comprar, pode continuar como arrendatário, revela uma fonte à Antena-1 Açores. Para já, de acordo com a mesma fonte, o valor das rendas mantém-se mas o Governo também está a criar um novo sistema de cálculo.
Em causa estão duas centenas de habitações
In: Correio dos Açores - 2 de Julho de 2013

Na sua edição de hoje, o jornal Correio dos Açores, citando uma fonte, revela que afinal o Governo Regional dos Açores poderá continuar como arrendatário de algumas habitações que compõem o parque habitacional da Zona do Aeroporto. Isto no caso de alguns dos moradores optarem por não adquirir a título definitivo a habitação onde reside (em suma esqueçam casas a 5€).
Mas esta acaba por ser uma informação que, pelo menos até agora e ao que julgo saber, não estará a ser transmitida aos moradores. Estão sim, a ser informados que o processo será um pouco demorado dada a inexistência, por exemplo, de registos a nível de finanças que inviabilizam um conhecimento exacto das áreas correspondentes a cada propriedade/casa e portanto que a renda que actualmente pagam irá, com toda a certeza manter-se pelo menos até Dezembro próximo.  
Mas voltando ao que poderá ser o papel do Governo Regional como arrendatário e ao alegado novo sistema de cálculo, questiono-me se o investimento que muitos dos moradores fizeram ao longo dos anos sob pena de não levarem com uma janela na cabeça, verem a rua através das fissuras das portas ou acordarem com a água a chegar aos calcanhares (note-se que SÓ dou 3 exemplos) se este investimento será levado em conta quando confrontado com novos valores de renda ou até mesmo no que toca ao montante que virá a ser pedido pela venda definitiva das habitações. 
Outra dúvida prende-se com a entidade que ficará responsável pela manutenção das habitações que continuarem sob a tutela do Governo Regional. Ilhas de Valor? Secretaria Regional da Ciência e Tecnologia? Parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto?   
São muitas dúvidas, alguns receios e poucas respostas! Aguardemos.....