sábado, 18 de maio de 2013

A PRATA DA CASA AFINAL VALE OURO



Foi inaugurada, esta manhã, a Rota dos Corsários. Esta iniciativa da AJISM em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto, teve o apoio da ARDE e insere-se numa política de envolvimento dos jovens com o seu património e, obviamente, de dinamização e valorização da história e cultura marienses. 
Ao todo, o circuito é composto por 6 panéis que contam a história dos corsários em Santa Maria, iniciando-se no Forte de São Brás, passando pela Câmara Municipal, Anjos, Covas e terminando junto ao Forte São João Batista, aquele que se julga ser o mais antigo forte dos Açores e um dos mais antigos de todo o atlântico.
O trabalho de Paulo Ramalho, antropólogo, a viver em Santa Maria há seis anos, é fenomenal e só prova bem o potencial do seu conhecimento para o desenvolvimento da ilha, sobretudo na promoção da sua cultura. O design de Carol Roman também ilustra o seu enorme talento, bem como a veia artística de uma das nossas cidadãs estrangeiras, Carolyne Honke, a residir nos Lagos. 
Este roteiro, que se encontra exemplarmente traduzido por Fernando Jorge, acaba por ser a mais recente mais-valia para a promoção turística de Santa Maria. Oxalá os marienses o saibam mostrar e, sobretudo, preservar.
Uma palavra final para o presidente Carlos Henriques que acompanhou este projecto desde o início, nunca tendo dito que não a nada, pondo os recursos da edilidade ao dispor desta ideia que hoje viu a luz do dia, transformando em ouro, a prata da casa, por meia dúzia de patacos. Oxalá isto seja apenas uma semente, porque outros roteiros nos esperam: dos fósseis, das vinhas, do pão...