domingo, 21 de abril de 2013

Visita estatutária do Governo Regional à ilha de Santa Maria: CONSIDERAÇÕES, ACHEGAS E SUGESTÕES


O Governo Regional dos Açores inicia segunda-feira uma visita estatutária à ilha de Santa Maria, de acordo com o seguinte programa:

Segunda-Feira, Dia 22 de Abril:

06h30 - Partida da comitiva do Governo Regional com destino à ilha de Santa Maria. Bem cedinho e um dia antes da greve. Espertos........... ;)
07h00 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeroporto de Santa Maria. Que, deduzo eu, será recebida pela habitual falange de apoio. Quer dizer, poderá estar um ou outro reforço atendendo às novidades recentes............

09h00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita a Central Termoelétrica do Aeroporto de Santa Maria. Uma palavra apenas: INVESTIMENTO

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com as direções da Associação Agrícola de Santa Maria e da AGROMARIENSECOOP, no Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, em São Pedro. Penso que é um erro não ir também o Secretário Regional da Saúde atendendo à aparente falta de oxig€nio em alguns casos..........E já agora certificava este ou aquele curral, viteleiro ou lá como o quiser apelidar!

10h00 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, em Vila do Porto (avenida do Aeroporto). Muito bem! Afinal é lá que estudam as mais recentes Campeãs da Europa (CANSAT 2013).

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a Direção da ARCOA - Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Ilha de Santa Maria, no Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, em São Pedro. Uma associação recente onde os seus dirigentes tentam lutar por sector, em tempo, colocado praticamente à margem de tudo o resto. 

11h00 - O Presidente do Governo visita as obras de ampliação da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, em Vila do Porto (avenida de Santa Maria). Uma obra que já se justificava (já agora o aumento das urgências também foi para a gaveta onde se encontra o Centro de Dia/Noite de São Pedro e as residências sociais ou são apenas as más línguas a querer arranjar assunto à força toda?)

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes preside à cerimónia de lançamento da 1.ª pedra do PROJECTO RAEGE, em Saramago (estrada dos Piquinhos). Mais um projecto para a estrada dos Piquinhos? Humm...... Gosto (pelo menos até ver....)

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a Direção da Associação de Pescadores da ilha de Santa Maria, na sede da associação, no Porto de Pescas de Vila do Porto. Muito bem! Se fosse eu o secretário, reagiria com muita preocupação à recente compra e venda de embarcações. Afinal o que falta? Peixe ou vontade de ir para o mar? Isto salvo algumas excepções é claro.

14h00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à cerimónia de inauguração das obras de beneficiação do caminho rural do Monserrate, em São Pedro (entrada da estrada regional para o Paul). Bem, esta é daquelas coisas que só mesmo para encher chouriços, ou seja, a agenda. É que mesmo que queira, não consigo precisar há quantos meses (se é que já não fez um ano) foi executada a beneficiação. 

15h00 - O Presidente do Governo visita as obras da EDISOFT/Projeto GSS – ESA, no Pico das Flores, em São Pedro. Pelo menos para a foto da praxe. É que vir a Santa Maria e não ir aos "satélites" é como ir a Roma e não ver o Papa.

16h00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à cerimónia de inauguração das obras de requalificação e pavimentação do caminho rural do Tanque, em Santa Bárbara (início do caminho rural). Aproveitem e levem sua excelência à Loran. Mostrem-lhe como era e o estado em que se encontra muito por causa da não actuação da classe politica durante longos anos.    

16h30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto (rua Dr. João de Deus, n.º 63). Convém não esquecer que é esta a faixa etária que tende a crescer mais acentuadamente na Ilha de Santa Maria e convém igualmente ter a consciência que ao não avançar com projectos como o Centro de Dia/Noite (São Pedro) ou as residências sociais, é ignorar este facto.

18h00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, no Salão Nossa Senhora das Vitórias, em Vila do Porto (anexo aos Paços do Concelho). Bem, aqui só desejo que não impere o partidarismo ferrenho e mesquinho. Em cima da mesa deverá estar apenas e só O MELHOR PARA A ILHA DE SANTA MARIA.

21h00 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Colombo, em Vila do Porto. É a tal reunião de onde normalmente sai uma ou outra novidade para a nossa ilha (atendendo ao que ultimamente se constata, não se sabe é quando se concretizam mas esta já é outra conversa.....)

Terça-Feira, Dia 23 de Abril:

09h00 - O Presidente do Governo visita as obras de construção da Creche de Vila do Porto (rua Freire Gonçalo Velho). Penso que já devem ter chegado a esta conclusão, mas podem sempre voltar a constatar o quanto foi inútil o esbanjamento de verba nas "ondinhas de cima da rocha"......  

11h00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à apresentação do projeto de consolidação costeira da Maia (sul da piscina e Norte do Porto), na Maia, em Santo Espírito. ALELUIA!

14h00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita quatro habitações que se encontram em fase de reabilitação, através dos apoios à recuperação e reabilitação de habitação degradada, nas freguesias de São Pedro, Santa Bárbara e Vila do Porto. Ajudar quem precisa. Este deveria ser, SEMPRE, o lema de qualquer governo.

15h00 - O Vice-Presidente do Governo Regional reúne-se com o Núcleo Empresarial de Santa Maria para divulgação da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, na delegação da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, em Vila do Porto (rua Dr. Luís Bettencourt, n.º 92 r/c dto).

- Apresentação do Comunicado do Conselho do Governo, no Hotel Colombo, em Vila do Porto. 

17h00 - O Governo Regional recebe a população da ilha de Santa Maria, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, em Vila do Porto. Ora bem, aqui, sugeria o seguinte:

- Que a população aderisse em massa. Principalmente os que tem dúvidas, questões ou até mesmo reivindicações a fazer. É uma oportunidade de ouro (e não estou a ser irónico).

- Uma vez que a gestão do parque habitacional do Aeroporto passa para o Governo Regional dos Açores, que os moradores se dirijam ao executivo e questionem como vai ser o processo daqui em diante. Quanto tempo vai levar e claro, uma vez que a crise está instalada e serve de desculpa a quase tudo, saber se as habitações sempre vão ser vendidas a 5€.....

- Que os nossos desempregados, alguns licenciados, congratulassem o Governo Regional pelas oportunidades concedidas em matéria de emprego/trabalho (Estão 12782 açorianos inscritos nos Centros de Emprego. Mais 104 que no final de Fevereiro) uma vez que estas são poucas em Santa Maria e tem sido tão bem entregues..............


- Que aproveitassem para entupir o governo com perguntas relativas à greve da SATA. Sim porque entre alguma preocupação e revolta legítima, ouvem-se os maiores absurdos sobre o assunto. E atenção que não estou a dizer que a culpa é deste ou daquele. Apenas que se fundamentem para depois poderem fazer uso da palavra e não colocar todos no mesmo saco.

Quarta-Feira, Dia 24 de Abril:

07h25 - Partida da comitiva governamental da ilha de Santa Maria.