quinta-feira, 11 de abril de 2013

Açores recuperam terrenos e edifícios da ANA na ilha de Santa Maria

O Conselho de Ministros aprovou hoje a transferência de terrenos e edifícios no aeroporto da ilha de Santa Maria para o “domínio privado” da Região Autónoma dos Açores.
O diploma aprovado “procede à desafetação do domínio público aeroportuário do Estado de parcelas de terreno e edifícios implantados no Aeroporto de Santa Maria e transfere os referidos bens para o domínio privado da Região Autónoma dos Açores”, informa o Governo no comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros.
“As parcelas de terreno e os edifícios em causa não estão efetivamente afetos, direta ou indiretamente, à prossecução do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil, justificando-se desafetar os mesmos do domínio público aeroportuário do Estado”, acrescenta.
Esta era uma longa aspiração da população de Santa Maria: recuperar um vasto património de terrenos e moradias abandonadas, na posse da ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, que já não se encontram afetos à atividade aeroportuária.
Os terrenos da ANA, situados na ilha de Santa Maria, junto ao aeroporto, perfazem uma área total de um milhão e 900 mil metros quadrados, e incluem cerca de duas centenas de moradias abandonadas, que constitui uma zona de expansão urbana de Vila do Porto.
Fonte: Jornal 9