quarta-feira, 10 de abril de 2013

A equipa do AirSatOne Team já se encontra na Holanda.


Joana Baptista (Telecomunicações), Francisca Coelho (Aerodinâmica), Mariana Sousa (Software) e Rute Silva (Eletrónica), alunas do 10º ano, da área de Ciências e Tecnologias, compõem a equipa "Air Sat One Team" da Escola Básica e Secundária de Santa Maria nos Açores, selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para participar na final da competição CANSAT 2013 a ter lugar na Holanda, entre 10 a 14 de abril.
A competição é organizada pela ESA e destinada a estudantes do ensino secundário. O principal objetivo é o de construir e configurar um satélite miniaturizado (CanSat), da dimensão de uma lata de refrigerante que, após ser lançado dos 1000 metros de altitude por um foguete, irá executar uma missão definida pelos alunos.
A missão primária, comum a todas as equipas, consiste em, após o lançamento, os dados relativos à altitude, a temperatura do ar e a pressão atmosférica sejam transmitidos para uma estação terrestre.
A missão secundária, definida pela equipa mariense, coordenada pelos professores Hélder Chaves e Juan Nolasco, consiste em que o modelo criado tenha as características aerodinâmicas necessárias para que retorne à superfície a planar
A partida da AirSatOne Team rumo a Amsterdão iniciou-se ontem, dia 8 com a partida de Santa Maria, onde deverão permanecer até 15 de Março.

Escola Básica e Secundária de Santa Maria