segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ILHA DE SANTA MARIA NO PROGRAMA “SABORES DA ILHAS”, JÁ EM JANEIRO

"SABORES DAS ILHAS” é a epígrafe de um programa que a RTP-Açores Oferece aos açorianos e ao mundo, numa continuidade de 24 episódios de cerca de meia hora cada um, que estão a decorrer desde outubro de 2011 e se prolongarão até  março deste ano, também com emissão na RTP Internacional.

Esta série é produzida por Emanuel Carreiro, realizada por José Serra e apresentada por António Cavaco, que também é o autor, reportará a confecção dos melhores pratos da gastronomia regional, pelo que versará trabalhos realizados e captados um pouco por todo o arquipélago para mostrar os produtos gastronómicos, as belezas naturais, a sensibilidade das gentes e a própria idiossincrasia de que cada uma das ilhas é portadora. 
Em Santa Maria a gastronomia é rica e diversificada. A Sopa de Peixe, o Caldo de Nabos, o Bolo na Panela, as Alheiras, o Picado-de cabrito,  a Caldeirada de Peixe, a Caçoila, o Molho de Fígado, os doces como os Suspiros, Melindres (bolos de mel), Biscoitos Canelados, Tigeladas, Biscoitos de Orelha, Biscoitos Brancos, Biscoitos de Aguardente e as Cavacas (biscoitos de açúcar), são características da culinária local.
A a estas iguarias, há a acrescentar diversos compotas, divinais chás de plantas aromáticas naturais, o vinho abafado e variados licores tradicionais.  
Na impossibilidade de apresentar todos este manancial de sabores e odores, que constituem um verdadeito património de Santa Maria, os dois programas do “Sabores das Ilhas”, a que Santa Maria teve direito, incidiram sobre o emblemático prato de Caldo de nabos, no popular  Bolo na panela, nas singulares Alheiras e na apresentação da nossa melhor doçaria. 
A apresentação do primeiro programa, está marcada para o dia 15 de Janeiro (domingo), a partir das 19h 15 m. O programa constará de uma primeira parte, gravada à frente da Igreja de Santo Espírito, o qual apresentará a confeção do tradicional prato de Caldo de nabos, sempre em conversa amena entre o apresentador e uma conhecida cozinheira mariense, seguido-se uma segunda parte, já à mesa, na qual, o apresentador e um convidado local, farão uma mistura entre a apreciação degustativa e a promoção geral das riquezas patrimoniais da ilha, em jeito de conversa/entrevista, tendo como cenário uma bonita paisagem rural da freguesia, com destaque para a casa rural mariense. 
segundo programa, gravado na freguesoa de S.Pedro,  sairá no dia 27 de fevereiro, no mesmo horário, com centralidade no Bolo na panela e nas Alheiras, seguindo o mesmo figurino.

Texto: Prof. José Andrade Melo em Naturmariense