quinta-feira, 14 de julho de 2011

Santa Maria Blues 2011.

Durante três dias a ilha de Santa Maria volta a ser a Capital dos Blues em Portugal. Connie Lush, duas vezes eleita artista do ano pela Digital Blues Radio Europe, e Popa Chubby, considerado pelo The New York Times como «um Muddy Waters pós-moderno», são dois dos nomes que fazem o cartaz do festival deste ano.
É no meio do Atlântico, na ilha de Santa Maria, que acontece o maior festival dos Blues em Portugal. Durante os dias 14, 15 e 16 de Julho realiza-se a 8ª edição do Santa Maria Blues e que conta, mais uma vez, com um elenco de luxo:
Do Reino Unido vem Connie Lush, reconhecida como a melhor cantora de Blues que a terra da Sua Majestade já produziu. Connie foi eleita, durante 5 anos consecutivos, a melhor vocalista de Blues do Reino Unido, ganhando um lugar na Gallery of the Greats. Em 2002, ganha o prémio para melhor Cantor Europeu do Ano nos French Blues Trophies e no ano passado conquista o galardão de Woman of the Year Performing Arts 2010. Connie foi ainda considerada, por duas vezes, como artista do ano pela Digital Blues Radio Europe.
Dos EUA chega a Popa Chubby Band. Em 1993, ganha o primeiro lugar no Talent Search KLON Nacional Blues e Chubby assina um contrato com a editora Sony O-KEH, gravando depois Booty And The Beast com Tom Dowd, produtor da lendária Atlantic Records. O CD rendeu um top 100 da Billboard.
Popa Chubby já foi cabeça de cartaz no Festival de Jazz de Nice, no Freewheels Festival, no Bos Pop  Festival, no The Kolne Rhythm and Blues Festival, no Festival de Jazz de Montreal e no The New York State Blues Festival. O jornal The New York Times refere-se a Chubby como «um Muddy Waters pós-moderno».
José Luis Pardo é outro dos nomes do cartaz deste ano. Este argentino de Buenos Aires é a prova viva de que não é necessário nascer nos EUA, ser pobre ou afro-americano para ter sensibilidade sficiente para tocar os Blues. Nos últimos cinco anos, o guitarrista, cantor e compositor José Luis Pardo tem tocado nos mais importantes festivais da América do Norte, Europa e América do Sul, tornando-se um dos artistas mais requisitados do circuito internacional de Blues.
Como não podia deixar de ser, também um músico português marca lugar nesta edição do Santa Maria Blues. Paulo Veloso, o Bluesman Tale, nasceu no Porto, em 1980, e é um músico e compositor que denota as influências dos pianistas de Blues de Chicago e de mestres do Hammond B3, tais como Lucky Peterson e Booker T. Veloso actuou em numerosos festivais de Blues e de Jazz, assim como em vários festivais de Verão (Vilar de Mouros, Sudoeste, Festa do Avante, Marés Vivas) e abriu a mini-tour de Robert Plant na Aula Magna, em Lisboa, e no Coliseu do Porto. Recentemente, Paulo Veloso acompanhou a cantora norte-americana Mable John.
O Santa Maria Blues, produzido pela Trovas Soltas e pela Associação Escravos da Cadeínha, acontece  num cenário idílico, com vista para o mar. Para além de poder ouvir boa música, quem vier à Capital dos Blues em Portugal vai poder saborear a comida tradicional açoriana.
Cartaz/Texto: Direitos Reservados