quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Fim-de-semana quinhentista" realizado em Vila do Porto.

Foto: José Borges
No passado fim-de-semana, o concelho de Vila do Porto, mais propriamente no habitual palco das festas da ilha, o Jardim Municipal, realizou-se a I Feira Quinhentista de Vila do Porto. 
Organizado pelo grupo de História da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, alunos, professores e comunidade em geral trajaram-se à época e viveram esta época medieval da melhor forma.
Um cortejo no Sábado de manhã, percorrendo a rua principal de Vila do Porto desde a escola ao local da feira, acompanhado pela sinfonia do grupo de professores que preparou temas adequados à época bem como das cornetas ou do grupo de percussão dos Bey Ja Tum, seguido da leitura da Carta de Feira no Jardim Municipal onde os "senhores" eram o destaque ao prestarem atenção à leitura do arauto conjuntamente com os restantes figurinos entre a população mariense que se deslocou ao local, deu-se assim a abertura dita "oficial" da feira.

Diversas entidades como a Associação Agrícola a expor e vender os produtos marienses, bem como outras participantes nas habituais "tasquinhas"  vendiam licores, bifanas servidas no "pão de casa" ou outros doces e alimentos típicos marienses e não só.
Uma venda e expoisção de artesanato no interior do edíficio da Câmara Municipal, os jogos tradicionais realizados durante as tardes de Sábado e Domingo, a tenda da cartomante ou no início e prolongamento da noite a manufactura da bebida de frutos e aguardente ("queimada") e muitas actuações musicais foram os pontos altos da feira onde a comunidade mariense juntou-se dia e noite para viver uma época diferente, representada da melhor forma possível ao tempo actual.

Segundo o grupo de História, esta será uma actividade que poderá vir a ser realizada anualmente e possivelmente será uma mais valia no contexto cultural de Santa Maria. Refira-se que nos Açores realizou-se apenas uma feira do género anteriormente, esta na Ribeira Grande, em São Miguel.
Se a comunidade local participar da mesma forma e ainda mais activamente como o fez este ano, Santa Maria terá mais um fim-de-semana dito "de festa", organizado de forma um pouco diferente do plano anual de festas realizadas na ilha.
Fotos: Roberto Moura