quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A partir de hoje na Praia Formosa.


O XXVI Festival Maré de Agosto, o mais antigo festival de música que se realiza nos Açores, começa amanhã na Praia Formosa, em Santa Maria, onde se reúnem anualmente milhares de pessoas, prolongando-se até domingo.

A adesão a este festival, que muda durante alguns dias o quotidiano de Santa Maria, obriga a que sejam criadas carreiras extraordinárias nas ligações marítimas para esta ilha, sendo quase impossível encontrar bilhetes disponíveis nos dias que antecedem o evento.
O programa deste ano arranca amanhã à noite, no Palco Maré, com os portugueses NOIDZ, a que se seguem os Bandidos, que se apresentam como DJ’s dançarinos.
O principal palco do Maré de Agosto recebe na sexta feira os franceses Speed Caravan, com um rock de influência árabe, seguindo-se os dinamarqueses DAD, que vão apresentar o seu mais recente trabalho, intitulado ‘Monster Philosophy’.
A segunda noite do festival termina com as DJ’s portuguesas Heartbreakerz.
Os brasileiros Grooveria abrem o programa de sábado à noite, subindo depois ao Palco Maré o guitarrista norte-americano Walter Trout, para a noite acabar com o DJ búlgaro Kosta Kostov.
A última noite do XXVI Maré de Agosto começa com os portugueses Oquestrada, seguindo-se o jamaicano Omar Perry e a The Homegrown Band.
O programa deste ano encerra com o DJ e percussionista belga Gaetano Fabri.
Para animar os milhares que vão acorrer nos próximos dias à Praia Formosa, está também disponível o Palco TMN, onde actuam na sexta-feira a banda Trilhos, Flávio Cristovam e os Jamandizen, acabando a noite com o Sargento Zundapp.
No sábado, passam por este palco o Miguel Amado Group e Sean Riley e os Slowriders, terminando a noite com Herberto Quaresma.
A última noite do festival leva ao palco secundário os Tornado e os Bunnyranch, encerrando o programa com o DJ Bla Bla Bla.
A abrir todas as noites do Festival Maré de Agosto, na Marginal da Praia Formosa, a animação estará a cargo da banda de rua Fanfarra Sacabuxa, da Guarda, enquanto junto ao palco principal actuará o grupo de percussão Bey Já´Tum.Paralelamente ao festival vai decorrer um workshop de percussão promovido pelo grupo Tocá Rufar, estando ainda patente uma exposição de trabalhos de Paulo Arraiano e Leonor Morais, intitulada ‘A Fonte’, que pode ser vista na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

Maré de Agosto 2010 com assistência médica durante a noite.
Os milhares de participantes, esperados na XVI edição do festival Maré de Agosto, em Santa Maria, vão contar este ano com apoio médico junto à Praia Formosa, onde decorrem os concertos, informa fonte do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS).
Um médico e um enfermeiro estarão disponíveis desde as 20h00 até às 06h00 de 19 a 22 de Agosto, numa tenda montada para o efeito pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
Estarão ainda disponíveis equipamentos e meios de primeiros socorros para fazer face a eventuais situações de urgência. O apoio médico foi disponibilizado pelo Centro de Saúde de Vila do Porto, numa medida que de acordo com o GACS, “ trará maior segurança aos participantes num dos maiores eventos musicais dos Açores”. Outra campanha dedicada à saúde dos espectadores do festival será a “Faz a Festa 100 excesso”, promovida pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências. Esta campanha foi iniciada nas Sanjoaninas 2010 e tem tido seguimento nas diferentes festas, designadamente, S. João da Vila, Festas do Senhor Santo Cristo, Cais de Agosto, Festas da Praia, Semana do Mar e muitas outras pelas várias ilhas da Região.
Em Santa Maria, o trabalho de informação e divulgação será desenvolvido por elementos do programa de animação de rua “Xpressa-te”, que está em acção em São Miguel desde Setembro de 2009. Uma enfermeira e uma assistente social da ARRISCA (Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores), em colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, estarão junto dos jovens para, de acordo com os responsáveis, “lembrar que a diversão e a alegria do Verão são possíveis sem excessos”.
Esta acção de prevenção conta, ainda, com a colaboração do Centro de Saúde de Vila do Porto e da organização do Festival Maré de Agosto.
A Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências salienta ainda a colaboração de diversas entidades e instituições que “voluntariamente, têm demonstrado grande empenho em passar a mensagem de que se pode fazer a festa sem abusos no consumo”, refere a mesma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Executivo.

Atlânticoline traz animação ao cais.
No âmbito da diversão associada à Maré de Agosto, a Atlânticoline providenciará aos passageiros um embarque diferente do habitual através do grupo de animação FuNgis MagiC tRuXiS. O Grupo de Animação Açoriano actuará até ao dia 20 no Cais das Portas do Mar, entretendo os viajantes antes do embarque para Santa Maria com actividades como malabarismos, bolas de sabão e até habilidades, utilizando um monociclo junto das viaturas da companhia de navegação.
Texto: Jornais A União e Açoriano Oriental