quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desabafo.


Fico feliz sem dúvida quando vejo os boletins/panfletos turísticos e verifico que no que diz respeito a Santa Maria a fotografia do Moinho de Vento do Ginjal está quase sempre presente.
Enfim, afinal o moinho de Vento do Ginjal tem importância no panorama mariense, nem que seja só para embelezar livros, panfletos e boletins e por fim a paisagem.
Felizmente o Moinho de Vento do Ginjal não serve só para esse propósito mas também para dar a conhecer a grupos locais e turistas que visitam o moinho e ficam fascinados com tal estrutura. Na verdade o Moinho de Vento do Ginjal tem a particularidade de ser o único no seu estado de conservação.
Agora o que não aprecio, ou melhor, aprecio mas não aceito é que o Governo Regional dos Açores utilize, na publicidade sobre a ilha de Santa Maria, uma fotografia do Moinho de Vento do Ginjal quando foi este mesmo Governo que em tempos retirou o estatuto de imóvel classificado como de interesse público. Sem dúvida que existe nesta história um paradoxo que interessa agora relembrar e dizer que não temos memória curta. Bem sei que são águas passadas ou melhor ventos passados. Também é verdade que a legislação mudou cabendo agora às Câmaras Municipais a classificação e manutenção. Alteração que veio colocar nas Câmaras Municipais competências que eram do Governo Regional.