sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santa Maria recebe Expedição Científica.

A XIV Expedição Científica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores vai decorrer na ilha de Santa Maria entre 12 e 19 de Julho, envolvendo 76 pessoas entre investigadores, estudantes e pessoal de apoio.
Nesta expedição científica vão ser desenvolvidos vários estudos que visam aprofundar os conhecimentos existentes sobre a vida e o ambiente na mais antiga ilha do arquipélago açoriano, com cerca de 10 milhões de anos. Assim, no quadro do estudo da flora local, está prevista, entre outras actividades, a actualização do catálogo de plantas vasculares e a recolha de sementes, mas os investigadores vão também actualizar as listas de vertebrados terrestres e o inventário da cadeia trófica das pragas agrícolas, nomeadamente da lagarta-das-pastagens e da mosca-da-fruta. A actualização do conhecimento da biodiversidade marinha e de água doce é outro dos objectivos desta expedição, que também pretende realizar uma inventariação da fauna de invertebrados marinhos, com especial incidência nas áreas protegidas, além de uma caracterização dos trilhos pedestres existentes em Santa Maria.
Aproveitando a realização desta expedição científica, uma equipa do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores desloca-se também à ilha com o objectivo de identificar e caracterizar elementos que tipificam a geodiversidade local. A primeira expedição científica do Departamento de Biologia foi ao Pico, em Novembro de 1977, tendo a última decorrido nas Flores e no Corvo, em Julho 2007. Estas expedições, consideradas de interesse público, são um dos projectos mais antigos da Universidade dos Açores, ocorrendo em períodos de pausa lectiva como forma de levar a actividade de investigação universitária a todas as ilhas do arquipélago. Nesse sentido, o Departamento de Biologia vai deslocar uma parte dos seus recursos humanos e materiais para Santa Maria, onde, durante uma semana, vão trabalhar cientistas e técnicos nacionais e estrangeiros. Nos trabalhos de campo vão também participar alunos de licenciatura e de doutoramento, além de estudantes de duas escolas do ensino básico e secundário do continente, que podem, desta forma, desenvolver a sua vocação pela área das ciências da natureza.
A XIV Expedição Científica do Departamento de Biologia vai ficar sediada no Parque de Campismo da Praia Formosa, ficando os seus elementos instalados em tendas cedidas pela Protecção Civil.
No total, os 76 membros da expedição, que serão divididos em 13 equipas de trabalho, incluem 19 investigadores, dois bolseiros de pós-doutoramento, quatro de doutoramento, três de investigação e dois bolseiros do programa Eurodisseia. A comitiva integra ainda oito técnicos superiores, 10 alunos de licenciatura, 13 alunos do terceiro ciclo do ensino básico e sete técnicos, além de um assistente administrativa, dois motoristas e um fotógrafo. Durante a semana, em paralelo com a expedição científica, vai decorrer um ciclo de conferências, que abordará temas como a geodiversidade da ilha de Santa Maria, a conservação da biodiversidade vegetal, a importância das aves marinhas nos planos de gestão costeira ou o controlo integrado de pragas agrícolas. Foto: Direitos Reservados