segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Num Hospital da Capital.

Cerca de 600 técnicos de saúde reuniram-se nos passados dias 20, 21 e 22 de Novembro, em Aveiro, para debater o problema do excesso de peso, considerado uma das novas epidemias do séc. XXI. O 12º Congresso Português de Obesidade teve como primordial objectivo, analisar as medidas a tomar para um problema em crescimento: mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso.
Como é referido durante esta reportagem, são muitos os utentes que recorrem à consulta no hospital Curry Cabral e certamente não serão menos os que, diariamente, recebem naquela unidade de saúde, ajuda e aconselhamento de um mariense. Léneo Andrade é Dietista e exerce a profissão há alguns anos na cidade de Lisboa.
Mas relativamente ao problema grave que é a obesidade em Portugal e uma vez que fui espreitar o programa do 12º Congresso, deixo aqui algumas questões que foram debatidas na sessão pública no último dia e que merecem inequivocamente a nossa reflexão.
#
Obeso sofre! Que riscos corro por ser obeso?Engordo quando paro de fumar?A responsabilidade de ser obeso. Eu ou o sistema?Obesidade Infantil. Culpa dos pais ou da escola?Se for operado resolvo o problema?Que modalidade de exercício físico devo escolher?