quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mariense em entrevista.

Formação técnica com crescente procuraA Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação dos Açores encontra-se no primeiro lugar do ranking nacional das delegações regionais desta instituição.
"Formar para qualificar" é o lema da FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação. A Delegação Regional dos Açores, reiniciada em 2006 em parceria com a Direcção Regional da Juventude, encontra-se actualmente em primeiro lugar no ranking nacional das delegações regionais da FDTI. Este resultado alcançado em apenas dois anos. Para Sérgio Cabral, responsável pela delegação dos Açores, a "medalha de ouro" é "o resultado do trabalho de toda a equipa que compõe a instituição o conjunto de formações disponibilizadas e a crescente necessidade e procura pelas novas tecnologias".

"A oferta cria necessidades. As pessoas começaram a aperceber-se das vantagens que as tecnologias de informação proporcionam como o contacto com o exterior, a facilidade e comodidade dos serviços disponibilizados pela internet", entre outros, afirma o delegado regional. Para além disso, "também ao nível da qualificação, no caso dos mais novos, a formação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação é cada vez mais necessária no mundo do trabalho e no dia-a-dia". E nos Açores, prossegue, a tendência é para o crescimento. "Em termos de disponibilização de equipamentos, os Açores encontram-se numa posição de destaque. O rácio de pessoas por computador na Região é muito bom", refere Sérgio Cabral, para quem a acção do Governo Regional nesta área tem sido determinante. "A acção do Governo Regional na área das novas tecnologias é louvável, com destaque para o projecto Escolas Digitais. Temos espaços TIC, a Rede Regional de Informação Juvenil, entre outros. Acho que melhor é quase impossível." Os objectivos a que a fundação se propôs, revelou Sérgio Cabral, foram atingidos: o combate à infoexclusão; a qualificação de jovens e população em geral e maior valorização pessoal; a integração dos jovens no mercado de trabalho e consequente aumento da rentabilidade e produtividade na escola; a criação de maior apetência junto da população para a utilização da internet, considerada uma linguagem universal, bem como as suas vantagens e uma maior proximidade entre Regiões e conhecimentos. Tudo graças ao esforço conjunto da FDTI, Direcção Regional da Juventude e entidades parceiras, concluiu o delegado regional. Em 2007, frequentaram acções de formação e certificação promovidas pela FDTI, em parceria com a Direcção Regional da Juventude, cerca de 3.138 formandos (311 turmas) na Região, correspondendo a 4.800 horas de formação e um volume de formação de 51.000 horas.

Em 2008, até Setembro, já conta com 1.834 formandos, correspondente a um volume de formação de 42.782 horas. Instituída em 1991 pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela Secretaria de Estado da Juventude, a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação detém 18 Delegações Distritais e Regionais (Madeira e Açores) e cerca de 190 Centros de Divulgação das Tecnologias de Informação no Continente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e na Europa.

Parcerias permitem concretizar objectivos

Os protocolos e as parcerias que têm vindo a ser estabelecidas entre diversas instituições e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) têm sido essenciais para o cumprimento e viabilização dos objectivos da delegação dos Açores, afirmou o delegado regional da FDTI nos Açores. Sérgio Cabral disse, ainda, que, só em 2007, foram assinados 36 protocolos entre a FDTI e diversas entidades, públicas e privadas, tais como: Organismos públicos; IPSS; escolas; entre outros. Fonte: www.expressodasnove.pt
Mais informação em
http://juventude.gov.pt/portal/fdti/