terça-feira, 17 de junho de 2008

5ª Edição do Santa Maria Blues.

A edição deste ano do Santa Maria Blues vai realizar-se em Julho nos dias 17,18 e 19, e mantém o mesmo figurino dos últimos anos. Mantendo o Festival e a feira gastronómica, (Jantares da Nossa Terra) no mesmo espaço, é criado um ambiente onde a boa comida e a boa música convivem numa mistura de sabores que alimentam o corpo e a alma.
Promovido pela Associação Escravos da Cadeínha e tendo como director artístico António Ferro, esta parceria já provou nas ultimas edições ser uma fórmula de sucesso, que tem sido do agrado de todos os presentes.
Nesta 5º edição do festival a Direcção da Associação está convicta que vai ter no palco dos Anjos bons momentos e bons executantes de blues.
#
Santa Maria Blues Band
É uma formação de jovens músicos marienses que resultou de dois Workshops promovidos pela Associação. Já com algumas actuações na ilha continuam a trabalhar os blues tendo já algumas orquestrações originais.
Miki Nervio & Bluesmakers
Um grupo que já esteve presente na 1ª edição do festival que por apresentar um Blues muito genuíno e tradicional e também por ter sido do agrado de todos, irá certamente apresentar um concerto muito alegre e diferente.
É uma das bandas legendárias do panorama musical galego, onde se cria uma envolvência estético-musical entre o blues acústico e o blues eléctrico. O amplo repertório está patente no seu primeiro trabalho “Namber Guan Rural Blus”, onde a tábua de lavar, o kazu, o contrabaixo e as guitarras dão forma à sua música. Com o segundo CD “Autentic Rial Estrit Blus”, participam no programa “A Noite en Blanco” da TVG e são convidados para actuarem na primeira parte de B.B.King. O grupo participa ainda na mini-série da TVG “Comediantes” e na série “Mareas Vivas”, actua no Festival de Pardiñas e no Palácio de Congressos e Exposições de Santiago.
Depois de dez anos de existência, são convidados a participarem num documentário musical chamado “Jacarana” que reúne as melhores bandas galegas da actualidade.
Diunna Greenleaf
É a líder da banda Blue Mercy, natural do Texas (Houston) USA com um passado ligado à musica Gospel. Tendo como influências na sua musica Koko Taylor, Aretha Franklin , Charles Brown entre outros. Desenvolveu o seu estilo próprio na área dos Blues, na mesma linha de muitos outros grandes “Texas Blues Man abd Women”. Combina acordes de Jazz, Soul e Gospel, para criar um blues que nos leva a fazer uma forte viagem emocional.
Diunna tem já uma vasta carreira no seu país de origem, bem como no estrangeiro. No seu currículo conta a presença em inúmeros festivais europeus tendo tocado em países como Noruega, Suiça, Inglaterra, Itália, França, bem como Canadá , Austrália entre outros.
Podem consultar mais informações através do site: http://www.diunna.com/
Gerry Joe Weise
Considera o seu estilo Blues/Rock e afirma ter injectado uma nova energia nos blues. A sua Stratocaster é a sua imagem de marca, com um estilo muito próprio de um irreverente Australiano bluesman, podemos dizer que a sua música é o local onde a Austrália encontra o Texas.
Desconcertante, surpreendente e poderoso, são alguns dos adjectivos que a imprensa mundial tem usado para catalogar Gerry Joe Weise. Com forte influência das raízes dos blues mas também com abordagens contemporâneas, os arranjos das suas músicas são verdadeiras pérolas e o seu trabalho no estilo Slide Guitar é alucinante.
Em 1994 lançou o album “Live in Paris”, em 1996 “ A letter to Jimi”, em 1999 “Bushman Boogie” e em 2005 o disco “Sydney-Paris Blues”.
No decorrer das muitas tours feitas nos E.U.A entrou em Jam sessions com alguns dos maiores nomes dos Blues como, B.B.KING, JOHN LEE HOOKER, ALBERT COLLINS, e ERIC CLAPTON.
Os músicos que o acompanham e formam o seu trio são sempre elementos que fizeram parte de grandes bandas como MICK TAYLOR, ROY BUCHANAN, SAVOY BROWN, RAVI SHANKAR, BIG ED SULLIVAN e OTIS GRAND.
GERRY JOE WEISE actuou ainda na condição de musico convidado em concertos de RAY CHARLES, B.B.KING, BUDDY GUY, ERIC CLAPTON, ALBERT COLLINS , entre outros.
Mais informação:
http://gerryjoeweise.blogspot.com/