domingo, 29 de abril de 2007

Ou baixa ou não baixa !!!!!!!

A página do Instituto de Seguros de Portugal informa num determinado link que "Cada empresa de seguros é inteiramente livre de fixar os seus próprios preços - incluindo o do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel - de acordo com a sua estrutura de custos e a experiência de sinistralidade dos seus clientes. Além da idade do condutor e da antiguidade da carta de condução, a idade do veículo e outros factores inerentes ao automobilista também podem influir no preço do seguro, de acordo com a tabela específica de cada empresa de seguros......................" . Pois bem, após já ter solicitado por duas vezes uma redução no seguro automóvel na minha seguradora e esta ter-me informado que não era possivel uma redução maior (foram-me reduzidos 17€ em 2006 aos quase 250€ anuais), fiz o que muitos teimam ainda em não fazer por estarem provavelmente ligados/acomodados à sua seguradora há muitos anos, ou seja, dirigi-me à concorrência, facultei todos os dados necessários e foi me dado o valor de 202€ no primeiro ano e aproximadamente 198€ nos restantes. É claro que aceitei os valores em causa e autorizei a anulação do actual seguro para que fosse afectuado um novo, mas o melhor estava para vir, a tal seguradora (sim a que não podia baixar mais o seguro) contactou-me para me questionar do porquê da anulação e que afinal "podemos chegar até aos 197€", naturalmente recusei porque acho que neste caso particular (certamente em muitos outros) não reinou a honestidade, por este facto, aconselho todos aqueles que passaram por situação idêntica a consultar outras seguradoras que não aceitem baixar os seus preços só porque o cliente A ou B decidiu bater com a porta.