segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Autárquicas 2017: Tempo de crise, a quanto obrigas - II



Manifestos Eleitorais - Autárquicas 2017 

Entramos naquela que é a segunda e última semana de campanha eleitoral. Por cá, cada uma das três candidaturas à Câmara Municipal de Vila do Porto tenta a todo o custo vender o seu peixe. Uns ao preço que compraram, outros pelo valor que entendem ser o mais adequado à ocasião. Para mim, este é um período diferente ao qual estive habituado durante os últimos anos e também por isso, numa atitude que me parece ser a mais correta de momento, tenho me contido o mais que posso relativamente a algumas propostas que vou lendo e ouvindo MAS hoje, excecionalmente hoje, sou obrigado a escrever sobre o que considero ser (mais) uma falta de respeito por uma determinada zona habitacional da nossa Ilha. Falo, pois claro, do Alto Nascente - Freguesia de São Pedro. E porquê? Bem, porque uma vez mais, aquele lugar e a requalificação da estrada pela qual TODOS os seus moradores tem de circular diariamente, volta a estar na ordem do dia. Volta a estar nos manifestos eleitorais. Volta a ser promessa na boca dos candidatos. Inqualificável.......
Para os mais esquecidos, relembro que as reivindicações e manifestações de insatisfação por parte dos moradores do Alto Nascente sobre as péssimas condições da estrada remontam, NO MÍNIMO, ao mandado autárquico 2005/2009 (PS). Altura em que a própria Junta de Freguesia de São Pedro (PS) fez também chegar - e muito bem - ao executivo, o seu descontentamento pela demora de uma intervenção naquela via de acesso a um número considerado de fogos habitacionais. E o que se seguiu? "Só" isto: 

- Campanha Eleitoral - Autárquicas 2009
As duas principais forças políticas, por entre acusações e troca de mimos típicos da época, voltam a considerar a requalificação da estrada do Alto Nascente como uma necessidade. 

Mandato 2009/2013 (PSD) 
Excepção feita a trabalhos corte e limpeza das bermas, a requalificação da estrada ficou nas boas intenções. E depois?

- Campanha eleitoral - Autárquicas 2013
Adivinham ou querem que me repita?   

- Mandado 2013/2017 (PSD)
- Além do estado em que já se encontrava, o estado de degradação da estrada do Alto Nascente acentuou-se devido ao rebentamento das tubagens de água que serve o abastecimento de água à lavoura;
- Durante o mandado, a intervenção da autarquia não foi além de proceder à retificação destes mesmos cortes, relembrar que a responsabilidade da instalação daquele sistema de abastecimento é do Governo Regional dos Açores e informar na última sessão da Assembleia Municipal de Vila do Porto (14 de Setembro de 2017) que o material de substituição daquele sistema de abastecimento de água já se encontrava na ilha.
- Num determinado Plano e Orçamento - salvo erro relativo a 2015 - face à inexistência de uma rubrica que previsse a reabilitação daquela estrada, foi apresentada uma proposta de alteração para que a mesma passasse a constar do documento. Proposta esta que foi rejeitada com os votos contra de TODA a bancada do PSD e onde se incluía a própria junta de freguesia. A política é fantástica não é? 

- Campanha eleitoral - Autárquicas 2017
É favor ver as imagens 3 e 4 para não haver quem ainda ache que estou a exagerar ou até mesmo, a mentir. Factos são factos. E o de que se anda a brincar com os moradores do Alto Nascente há tempo demais é INEGÁVEL.