segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Promoção turística: Estratégia?

Não obstante o facto deste ser um assunto que me preocupa 365 dias ao ano, sempre que tenho oportunidade e acho pertinente dar voz ao que me vai na mente, faço-o. Não possuo licenciatura (sim, este é o primeiro grau acadêmico), mestrado ou doutoramento nesta área é certo no entanto, atendendo à recente alteração do Transporte Aéreo de Passageiros, julgo não ser imperioso que se tenha um QI acima da média para perceber onde devem centrar-se as ações promocionais e divulgação de Santa Maria.  A título de exemplo.....

Feira Internacional do Turismo.
Há um tempo atrás, por razões óbvias, comunguei da decisão da autarquia em não estar presente na BTL. Mas e agora? Tirando partido da regra do encaminhamento gratuito na SATA AIR AÇORES não deveria ser na origem (Lisboa/Porto) que a promoção/divulgação de Santa Maria devia ser feita? É que o turista depois de chegar a São Miguel, se quiser vir ver os Fósseis, percorrer os nossos trilhos ou desfrutar das nossas baías, vai ter que "arrotar", no minimo,  100 Euros. 

E os Mupis? Idem, idem, aspas, aspas !
Da mesma forma que decorreram os contactos necessários para a colocação destes na Ilha de São Miguel, que se faça o mesmo mas para Lisboa e Porto. É lá, NA ORIGEM, que tem que estar a informação. Mas lá está, esta é a simples e humilde visão de quem tem na lógica o seu único argumento. 

Revistas de bordo das Low-Cost?
Não seria uma boa aposta? Claro que sim.
Custos? Pergunte-se, sentem-se à mesa, redirecionem-se algumas verbas mas por favor, percebam que agora, com o novo modelo de transporte aéreo, a aposta tem OBRIGATORIAMENTE que passar por Porto e Lisboa.


E o Governo Regional dos Açores?
Sim. Em particular, através de uma entidade que dá pelo nome de Associação de Turismo dos Açores. Sim, AÇORES (9 Ilhas) e não São Miguel. Também por aqui haveria muito a fazer. A começar por exemplo com a criação de pacotes promocionais para as ilhas mais pequenas onde Santa Maria se inclui. A parceria que parece existir com alguns operadores turísticos não pode continuar a ser direcionada apenas para três ou quatro ilhas. 

A SATA e os voos "diretos" de/para LISBOA
Se no caso particular da retirada do voo de Quarta-Feira de manhã, os números serviram (também) para fundamentar a decisão, no caso do voos da SATA INTERNACIONAL, os dados estatísticos pouco importam ou pesam para que se tenham voos diretos (LIS/SMA/LIS) sem escala em São Miguel, durante os meses de Julho e Agosto. 

Em suma, tudo parece pesar para que seja cada vez mais difícil combater a sazonalidade. A sazonalidade e os grandes círculos eleitorais ................... É pena!