sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Aeroporto Internacional de Santa Maria foi o escolhido e ponto final !!!

O Airbus A350-XWB aterrou pela primeira vez em Portugal e optou pelo Aeroporto Internacional de Santa Maria. Durante dois dias estará nesta ilha a realizar diversos testes. Na Rede Social Facebook é notável o descontentamento dos marienses sobre a forma como foi tratada esta informação.

Segundo informação retirada das páginas do Aeroporto dos Açores e do Aeroporto de Santa Maria na Rede Social Facebook, “a passagem da aeronave pelo país faz parte de uma das etapas do processo de certificação do modelo”.
De acordo com as mesmas fontes, o mais recente avião de passageiros produzido pela Airbus aterrou esta quinta-feira, pelas 16h40, no Aeroporto Internacional de Santa Maria, numa das paragens da sua tour de testes. “O modelo é o rival Airbus para o 787 Dreamliner da Boeing”, acrescenta.
Este avião pode acomodar entre 276 e 369 passageiros.
Durante 2 dias, o Airbus A350 irá centralizar a realização de nova bateria de voos de certificação da mais recente aeronave da construtora europeia, que iniciará a operação comercial ainda em 2014.
Estreará um novo conceito de conforto, modernidade e de grande eficiência nesta classe de aeronaves, cujo consumo será inferior em cerca de 25% às aeronaves comparáveis.
“Bairrismo” é a palavra mais utilizada no Facebook dos marienses, descontentes pela forma como esta informação foi veiculada. Na página do Aeroporto dos Açores a primeira informação sobre a chegada do Airbus A350 diz o seguinte: “A mais recente, moderna e eficiente aeronave da Airbus, o A350 XWB, actualmente a realizar voos de teste num tour mundial e operada por tripulação do fabricante europeu, irá proceder a uma passagem baixa sobre a pista do Aeroporto de Ponta Delgada – João Paulo II hoje, 4 de Setembro de 2014 com estima para as 12h40 locais”.
Já na capa do Açoriano Oriental de hoje lê-se “Airbus testa avião em São Miguel”.
A forma como a notícia tratada gerou o descontentamento dos marienses no Facebook, uma vez que as notícias destacaram a passagem do avião pelos Açores ou por São Miguel e não referiram a aterragem na ilha de Santa Maria.
(In Jornal Açores 9 - 05 Setembro 2014)


O descontentamento, plasmado em alguns comentários nas redes sociais:

Aqui há duas questões diferentes mas que desaguam no mesmo ponto: a atitude a ANA, gestora dos aeroportos, que tem tido esta atitude de empolamento de tudo o que de bom acontece no Aeroporto de Ponta Delgada e menosprezando o que de bom acontece em Santa Maria. Isto numa estratégia de vender um produto que é exactamente Ponta Delgada, negligenciando Santa Maria. Como Diz e bem, o José Botelho, somos (o nosso aeroporto e consequentemente os marienses) desde 1980 vitimas da política aérea, primeiro com o Governo Mota Amaral com a deslocação da Placa Giratória para a Terceira (tendo-nos dado em troca o presente envenenado da Zona Franca) e depois da sua divisão /partilha com São Miguel, com César. Por mais que venham com justificações de que o tráfego aéreo já não é o que era, a autonomia das aeronaves, blá...blá...nunca houve a coragem de definir Santa Maria como Aeroporto único para a escalas técnicas, já que Terceira tem já o seu papel que lhe rende dividendos com a Base, S. Miguel placa giratória quase em exclusivo, Faial tem tráfego suficiente para sobreviver...E Santa Maria apesar dos estudos, das promessas, da retórica, das visitas estatutárias recheadas de promessas...fica a ver "navios". A segunda questão tem a ver com o mau jornalismo. É lamentável que quem escreve as notícias se limite a chapar no jornal a primeira coisa que ouve ou lê e não se preocupe em saber se é isso (verdade), só isso (se fica por isso mesmo). Continuo a pensar que Santa Maria merece muito mais e melhor do que isto. Pelo menos que se diga a verdade. Ana Loura (Ilha de Santa Maria/TTA/NAV Portugal)

Este jornal só serve para divulgar que houve vandalismo aqui, ali, os buracos, os sinais mal colocados etc.etc. tem olhos azuis, meiguinha, etc. etç. As tendências são bem visíveis. É lamentável que estejam a deturpar a verdade. é certo que somos todos Açorianos, mas só quando convém o resto está tudo dito. José Aguiar (Ilha de Santa Maria/Aposentado/ANA SA)

Isso é um lapso mesmo muito grosseiro ... mina a credibilidade do jornalista em causa e da redação do AO. Os marienses tem de protestar e repor a verdade. José Garcia (Ilha do Faial)

Poucos sabem como a pista de Santa Maria foi construída, como foi negociada e paga. Depois de saberem vão chegar a conclusão porque é a melhor. Manuel Abreu (na página dos Aeroportos dos Açores)

Estive a ler alguns comentários mais recentes nesta pagina e na verdade os descontentes até tem razão a incompetência de quem gere esta página é altamente notória. Ao pessoal das ilhas mais pequenas com todas as condições e em particular a bela ilha de Santa Maria, façam barulho, promovam o que é vosso e não valorizem tanto um bando de frustrados com dor de cotovelo. Mitza Collan (na página dos Aeroportos dos Açores)

Isto demonstra a ignorância e a falta de interesse que existe na nossa comunicação social. Quando se trata de algum "acidente" não se importam nada de os apontar para as outras ilhas, mas quando já é algo benéfico para os Açores, aí Ponta Delgada é a primeira a ter tudo! Frederico Batista (Ilha de Santa Maria/Tripulante de cabine na Quatar Airways)

As razões que levaram as forças armadas norte americanas a construir um aeroporto de grandes dimensões na ilha de Santa Maria ( que viria a funcionar como base aérea americana nos tempos da Segunda Guerra mundial) , em nada teve a ver com a beleza da ilha, das suas praias ou da sua bela gastronomia, eles nem sabiam que aqui existia a melhor meloa do mundo, e que os biscoitos de orelha, na realidade, são feitos de massa. Não, nada disso. Teve a ver com a localização estratégica deste torrão de 92 km 2 e, claro, com as boas condições técnicas /terreno da ilha. Tal como, mais tarde, se deu a instalação da estação de rastreio da agência espacial europeia e, mais recentemente, a estação vlbi. Portanto, queridos amigos, não se trata de bairrismo, trata se se olhar para cada ilha e reconhecer nela as suas potencialidades e deixar de centralizar o poder em apenas uma. (ou duas). Isto tudo para dizer que, sim, foi através de Santa Maria, pequena ilha do arquipélago dos Açores, que Portugal fica também na história da Airbus que hoje, numa tour mundial de testes, escolheu o aeroporto mariense para aterrar o seu mais recente modelo de aeronaves, o Airbus A350. Luciana Magalhães (Ilha de Santa Maria)