quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aterro Sanitário de Santa Maria: Bruxelas adverte Portugal.

A Comissão Europeia voltou hoje a alertar  as autoridades portuguesas para a "má gestão de resíduos na ilha de Santa  Maria", nos Açores, ameaçando recorrer para o Tribunal de Justiça da União  Europeia se nada for feito no prazo de dois meses.
Por ocasião da adoção do pacote mensal de processos de infração contra  os Estados-membros, por desrespeito da legislação comunitária, a Comissão  expressa "preocupação por Portugal não estar a proteger os seus cidadãos".
"Apesar dos anteriores avisos da Comissão, um dos aterros sanitários  locais ainda funciona em desconformidade com a legislação da UE em matéria  de resíduos e aterros sanitários. Portugal indicou que irá construir uma  nova estação de tratamento e valorização orgânica e selar o velho aterro,  mas a Comissão está preocupada com o avanço lento do processo", indica o  executivo comunitário.
Ao enviar este "parecer fundamentado" a Lisboa - o segundo passo num  processo de infração -, a Comissão dá um prazo de dois meses a Portugal  para atuar, advertindo que, se tal não suceder, poderá submeter o caso à  apreciação do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Lusa - 20.02.2014