sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Vila do Porto e um Natal que podia ter sido mais colorido!




Que os tempos que correm são de contenção, principalmente financeira, disso não tenho qualquer dúvida. Aliás nem é minha intenção afirmar o contrário.
No entanto estou convicto que a retracção de caixa deste ano afectou também a imaginação, criatividade e quiçá, a sensibilidade do elenco camarário, dos responsáveis pela delegação da Secretaria Regional da Ciência e Tecnologia em Santa Maria e algum do nosso mercado local. Senão vejamos:
Em matéria de iluminação de Natal, Vila do Porto quase que passou do 80 para o 8. Acenderam-se os fios de lâmpadas que estão montados praticamente o ano inteiro no jardim municipal, juntaram-se-lhes uma árvore, um presépio e a estrutura iluminada que marca a saída de 2013/entrada em 2014. Junto às igrejas, uma árvore iluminada e "tá a andar de mota". Agora pergunto eu: Mas é só recorrendo à iluminação artificial que se consegue dar cor e alguma vida extra à nossa Vila? Não! Não é!
Tal como eu, aposto que também muitas pessoas, ainda hoje, se questionam sobre qual terá sido o motivo para que na principal rua de Vila do Porto não tivessem sido audíveis as sonoridades que marcam a época festiva.
Eu desconheço o motivo, mas o silêncio foi de tal ordem ensurdecedor que mal surja a oportunidade irei formular algumas questões sobre esta matéria. Em particular se  o valor da autorização/licença a emitir pela Sociedade Portuguesa de Autores seria tão elevado que  comprometesse as contas do município.
Quanto à delegação da SRCT, que todos os anos denotava alguma imaginação e iniciativa com a ornamentação em frente à Escola JI de Vila do Porto, este Natal, nem um "pisca-pisca". Até fico a pensar quem estará pior. Se a Câmara Municipal, se o Governo Regional.....
Por último, uma derradeira reflexão. Teriam ficado mais pobres os nossos comerciantes se tivessem optado, por exemplo, pela simples colocação de um tapete vermelho e uns arranjos à entrada dos seus estabelecimentos? Eu acho que não!
Perdoem-me o desabafo aqueles que, por natureza, são mais susceptíveis à crítica mas neste caso, bem ou mal, penso que partilhamos todos a opinião que Vila do Porto esteve sombria neste Natal.
Votos de um 2014 recheado principalmente de Paz, Saúde para trabalhar e Amor. O restante virá certamente por acréscimo. 
Fotos: Arquivo CS e LM