sábado, 9 de novembro de 2013

Encerramento dos Serviços de Finanças: INACEITÁVEL !


Numa clara demonstração de união em prol dos interesses da região, durante o passado mês de Outubro (2013) foi aprovada uma recomendação que tem como objetivo promover um encontro entre uma Delegação da Assembleia Legislativa dos Açores e a Ministra das Finanças. Neste tête-à-tête, a ideia passa por tentar demover o Governo da República a encerrar os 13 serviços de finanças da região.
No entanto, não deixa de ser curioso ( e até recorrente já) que só nos lembremos de São Pedro quando faz trovões. Passo a explicar.

A intenção do Governo da República em encerrar repartições de finanças nos Açores, não é recente. 
No primeiro trimestre de 2012, a representação parlamentar do PCP na ALRA alertou ter tomado conhecimento da informação que dava conta de um futuro encerramento de 13 repartições de finanças na região.
No final do primeiro trimestre/princípio do segundo, na sequência de uma reunião da DORAA do PCP, o coordenador do partido - Aníbal Pires - divulgou a lista das repartições de finanças que o Governo da República prevê encerrar. Os OCS da região quase que pura e simplesmente ignoraram a informação divulgada.
Mais tarde, na ALRAA, o deputado Aníbal Pires leu a referida lista, alertando para a necessidade de uma posição conjunta no sentido de impedir que o Governo da República consumasse as suas intenções. Qual foi a preocupação demonstrada? Pouca ou nenhuma!

Por fim, relembro "só" que nos 19 concelhos açorianos, estima-se que venham a encerrar treze serviços de Finanças nomeadamente os de Calheta, Santa Cruz da Graciosa, Velas, Corvo, Lajes do Pico, Lajes das Flores, S. Roque do Pico, Santa Cruz das Flores, Lagoa, Nordeste, Povoação, Vila do Porto e Vila Franca do Campo.