sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ao longe, Santa Maria...


O "gerente" do estaminé teve a simpatia de me convidar para colaborar neste espaco. Primeiro erro. O segundo foi dizer-me que podia escrever sobre o que quisesse.
Diz a regra da boa educacão que me apresente primeiro.
O meu nome é Tiago, diminutivo de Kal-El. Sou filho de Jor-El e nasci em Krypton, um bairro na zona sul de Lisboa. Vivi em Santa Maria algures no século passado e, de há uns anos a esta parte, segui o conselho de Pedro Passos Coelho e saí da "zona de conforto".
Vivo na Suécia e escrevo num teclado sem cedilhas. Ou pelo menos tento.
Este é um blogue de intervencão e debate, onde as posicões políticas são assumidas, pelo que, compete-me dizer que, nessa área, gosto de pensar que sou uma pessoa de esquerda. Crítico com a falta de renovacão dentro do PCP e com a deslocacão do PS para o centro, mas, ainda assim, a milhas náuticas das posicões assumidas pelo PSD/CDS (a nível nacional).
Sou adepto do Glorioso e sigo com agrado as prestacões do clube, especialmente no futsal e na variante de futebol 11. Não acompanho muito o campeonato de futebol 14 mas pelo que leio o Porto tem dominado nos últimos anos.
A minha contribuicão aqui não é, nem pode ser, a de um habitante da ilha. Embora visite Santa Maria regularmente, não faz qualquer sentido que use os buracos de Malbusca ou a inexistência de uma pastelaria na ilha como temas. Olha...agora que penso nisso...
O melhor que posso fazer, ou tentar fazer, é discutir Santa Maria com os olhos da distância, numa perspectiva mais global da ilha e do espaco a que esta pertence.
O turismo, as opcões políticas da CMVP, as ligacões aéreas, o cinema, o futuro do aeroporto, entre outros, serão alguns dos temas abordados em futuros textos.
Vemo-nos por aí.