quinta-feira, 15 de agosto de 2013

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É PURA COINCIDÊNCIA.

Depois de uma noite bem passada, dois amigos residentes na canetolândia de regresso a casa ........

CANOTÊS 1 - Vou para casa queres boleia? Ou queres ficar mais um pouco? Estou a sentir-me cansado e com a cabeça meia pesada, não vou beber mais. Como sabes a Brigada de Trânsito anda por ai na caça à multa.
CANOTÊS 2 - Vou contigo. Também estou a modos de regressar a casa. Deixa-me junto ao Hotel Areia da Praia porque é onde tenho o carro.
CANOTÊS 1 - OK. Vamos então! Mas olha, nós vamos por pelo caminho de cima. Como eles andam por ai, é provável que não nos cruzemos com eles.
CANOTÊS 2 - Epá não. O caminho está todo lixado, vais partir o carro todo à miúda!
CANOTÊS 1 - Não! Vamos devagarinho, não parte nada. (lá saímos sem que nenhuma viatura seguisse à sua retaguarda no entanto pouquíssimos metros mais à frente.....)
CANOTÊS 1 - Jakim, a BT está atrás de nós!
CANOTÊS 2 - Opá tu estás com paranoias. É um Porshe igual ao nosso!
CANOTÊS 1 - Porra Jakim, são eles (pirilampo azul acende-se). Olha pelo espelho, é a luz da policia! Filhos de P****. Vou encostar!
CANOTÊS 2 - Grandes C**********!!!
BRIGADA DE TRÂNSITO (BT) - Boa Noite, os seus documentos por favor! (note-se que até foram delicadas as criaturas. Dão as boas noites e pedem por favor!!)
CANOTÊS 1 - Boa noite, Sr. Agente! Estão aqui. (depois de os ir buscar ao porta luvas, entreguei-os numa bolsa para as mãos)
BT - Calma, quero que me dê um de cada vez!
CANOTÊS 1 - Sim Sr. Aqui tem.(Após a verificação de toda a documentação estava tudo ok.)
BT - O Sr. ingeriu bebidas alcoólicas?
CANOTÊS 1 - Bebi pouco, estou ok Sr. Agente. (Mas até tinha bebido. Estava com receio pois bebi 3 ou 4 cervejas e não jantei)
BT - Sopre no aparelho , até a luz verde se apagar!
CANOTÊS 1 - Ok.
BT - Teste negativo não tem álcool!
CANOTÊS 1 - Desculpe, não ouvi? Tenho álcool? (Estava nervoso)
BT - Não. Está abaixo do limite! (nem disse o valor mas também não sei se é obrigado a isso)
CANOTÊS 1 - Obrigado. (entretanto virou-se para o Jakim e diz) - Fomos perseguidos!
BT - (Responde de pronto) - Mostre-me o seu triângulo de sinalização!
CANOTÊS 1 - Sim Sr. (abri o porta bagagem e mostrei-lhe o triângulo)
BT -  Monte o triângulo!
BT - Sim Sr. (Por esta altura, já começava a deitar fumo pelas orelhas enquanto montava o triângulo ainda por cima umas das peças do triângulo não estava encaixar. Faltava um parafuso).
CANOTÊS 1 - O carro passou na inspecção com de folha limpa mas não estou a conseguir montar, parece-me que está a faltar aqui um parafuso disse eu ao agente da BT (Mas lá acabei por encaixar as peças de modo a que o triângulo se aguentasse em pé).
BT - Na inspecção não lhe pedirão para montar o triângulo, por isso é que passou! Não está funcional!
CANOTÊS 1 - (Apercebendo-me do "cerco" que estava a ser montado explodi. Atirei com o triângulo para o porta bagagem). Passem a multa. Não é isso que querem? Então vamos já despachar isto! (dirigi-me para o carro para apanhar a carteira).
BT - Você é que pediu para ser autuado! Nós íamos deixa-lo ir embora se você não tivesse dito que nós o perseguimos!
CANOTÊS 1 - Isto é de loucos! Na vossa profissão, vocês não conseguem ouvir uma crítica de descontentamento pela forma como vocês estão a actuar!
BT - Nós não o conhecemos para falar assim connosco!
CANOTÊS 1 - Nem eu vos conheço, nem quero! Digo alguma mentira? Vocês estavam escondidos á espera que algum carro aparecesse para o perseguir.
BT - Nós estamos a fazer o nosso trabalho!
CANOTÊS 1 - E eu acho muito bem que façam o seu trabalho. Respeito isso. Agora andar a perseguir a pessoas e "cravar" multas a toda força, acha que estão a ser profissionais?
CANOTÊS 2 - Acalma-te Zeca!
CANOTÊS 1 - Acalma-te o c****! (Exaltado comecei a discutir com o Jakim)
Achas que isto é alguma coisa? O que eles tem feito durante toda esta semana?
Também trabalho na área da fiscalização (noutra vertente é verdade) mas há uma coisa que se aprende neste tipo de profissão. Chama-se ética profissional! Ao que parece estes senhores não sabem o que isso é !
CANOTÊS 2 - Acalma-te Zeca. Não tentes resolver as coisas desta forma.
BT - Trabalha na área da fiscalização? Qual a sua profissão?
CANOTÊS 1 - Não sou obrigado a dizer-lhe qual a minha profissão! Faça o seu trabalho que é passar a multa!
BT - A sua identificação por favor.
CANOTÊS 1 - Aqui tem! Qual o valor da coima? E qual o artigo em que se estão a justificar?
BT - São 60,00 €. É o artigo 81 do Código de Estrada. (Curioso, notei depois que no recibo da multa está referenciado o Artigo 88. Se calhar mais alguém deveria ter soprado o aparelho).
CANOTÊS 1 - Posso fazer-lhes uma pergunta. Ao efectuarem o vosso trabalho não deviam ter os coletes reflectores vestidos?
BT - Não senhor. Assine o ato da coima sff.
CANOTÊS 1 - Sim Sr! Posso pagar já? Assim fica já despachado...
BT -  Sim, como quer fazer o pagamento?
CANOTÊS 1 - Multibanco.
BT - Não temos multibanco apenas cheque ou dinheiro!
CANOTÊS 1 -  Apenas tenho multibanco!
BT - Sendo assim tem 15 dias para efectuar o pagamento.
CANOTÊS 1 - Obrigado. Parabéns pelo vosso excelente trabalho! (Cumprimentou de aperto de mão os três agentes da BT e virou as costas com o "bilhete de boas festas" na mão)

Moral da História:
- Nunca te manifestes perante uma autoridade, porque mesmo que estejas a dizer uma verdade (foi o que aconteceu, pois não me portei mal com ninguém), não conheces a pessoa que está do outro lado (foi o que e o agente me disse), ou seja, ele arranjará sempre um forma de te sacar a multa...mesmo da forma mais inimaginável!

- O que estes Senhores vem fazer à CANETOLÂNDIA é passar um atestado de estupidez ás autoridades locais. Não vem fazer um reforço ás autoridades locais, nem atuar em cooperação com as autoridades locais que nestes dias de maior movimento, provavelmente tem um maior dificuldade em controlar todas as ocorrências.
Esta não foi a primeira vez que fui multado. Das duas vezes anteriores (pelas autoridades locais) nem reclamei, pois estavam a fazer o seu trabalho e tinham toda a razão. No entanto não fui perseguido como um criminoso nem me "cravaram" multas.
Esta foi uma situação diferente. Só visto em filmes. Senti-me perseguido.
Inacreditável! Passei-me por completo (o que não devia ter acontecido, admito!).

- Não tendo a certeza do que vou dizer  mas penso que a própria autoridade ao efectuar o seu "trabalho", estava ela própria a infringir a lei. Isto porque toda esta operação ocorreu sem que os três elementos da BT utilizassem o colete reflector  No Código de Estrada não diz que a primeira coisa a fazer quando se sai do carro na via pública, em caso de acidente ou situações do género, é vestir o colete reflector  Pois bem, eram 4 da madrugada e a rua onde estávamos não tinha muita visibilidade. Desconheço se as autoridades estão abrangidos por alguma lei exclusiva mas se houver, fica este 3º ponto sem efeito.

- Esta é uma situação que se vem a repetir e a agravar durante os últimos anos prejudicando a região da CANETOLÂNDIA! Até quando?