quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conselho de Ilha de Santa Maria emite parecer sobre a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde

O Conselho de Ilha de Santa Maria na sua reunião extraordinária do dia 10 Julho de 2013, decidiu, por unanimidade, emitir o seu parecer sobre a “Reestruturação do Serviço Regional de Saúde". O documento, que abaixo transcrevemos, será enviado ao Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral conforme sua solicitação:


Parecer emitido pelo conselho de ilha de Santa Maria:

Numa análise global ao documento registamos, na sua elaborada conceção, a identificação de problemas e necessidades, e consideramos ser importante a reestruturação deste serviço, para uma melhor gestão de recursos humanos e financeiros, tendo sempre como propósito, como é apresentado, "...um sistema de saúde cujo principal objetivo é a promoção da saúde, tendo como principal objeto de atenção, o utente." e "...sem nunca esquecer a realidade geográfica e populacional do arquipélago.”

Numa análise pormenorizada ao documento, tendo em conta a especificidade da Ilha de Santa Maria, registamos as seguintes considerações:

- A real aplicação da telemedicina deverá avançar mas nunca poderá ser substituta do presencial, sendo que a primeira consulta, a nível de especialidades, deverá ser sempre presencial proporcionando um ambiente de proximidade e a empatia necessária entre o doente e o médico. A telemedicina também poderá e deverá funcionar como triagem, contribuindo para a redução das listas de espera. deverá ser potenciadora de poupança de meios e da melhoria doconhecimento técnico.

- Há um claro contrassenso no documento, nestes três vetores de orientação, a utilização da telemedicina, a deslocação de especialistas à Ilha de Santa Maria e de doentes para fora da ilha.

- A forma e modelo apresentados a aplicar nas deslocações de doentes, inter-ilhas, estabelecendo regras e critérios bem definidos nos sistemas de transportes com consequente acompanhamento clinico, poderão libertar e facilitar os recursos humanos da Unidade de Saúdede ilha para um melhor acompanhamento ao doente.

- O modelo proposto em - Call-center da Saúde ; Atendimento de teor clínico - está direccionado para os grandes meios, prejudicando a autonomia dos meios de saúde e de socorro nas ilhas pequenas, como Santa Maria A dependência dos meios, obstinada a uma decisão exterior mais demorada e menos assertiva da realidade local, poderá originar uma perca de eficiência e eficácia numa atuação que se quer célere.

Não concordamos com a aplicação do sistema "point-ot-care' nas análises clínicas na Unidade de Saúde de llha, no período entre as 16 e as 08 horas, porque este sistema além de levantar algumas dúvidas aos técnicos, é aplicado normalmente em serviços de saúde onde existem outros meios alternativos a que se poderá recorrer em caso de falha ou dúvida. Este sistema irá sobrestimar e desvalorizar os profissionais existentes nestas unidades de saúde, técnicos competentes e com capacidade de poderem atuar presencialmenle e serem uma mais-valia para o doente e profissionais de saúde.

- Há uma necessidade urgente no aumento da capacidade para os cuidados continuados na ilha. nomeadamente nas instituições externas que prestam este serviço.

- Dado ao elevado número de praticantes de atividades subaquáticas na ilha de Santa Maria defendemos a instalação de uma câmara hiperbárica na Unidade de Saúde de Ilha com
consequente formação de pessoal clínico, conforme já tinha sido previsto pelo anterior executivo.
Este equipamento poderá também prestar outros cuidados a nível de saúde que não exclusivamente relacionados com o mergulho.

- Consideramos elevado o rácio proposto para o número de utentes por médico de família,situação que poderá por em causa a existência do quarto médico de família na Ilha de Santa Maria.


Vila do Porto. 16 de Julho 2013.