quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desemprego histórico nos Açores

fonte: Açoriano Oriental


Segundo o Açoriano Oriental de hoje: "A taxa de desemprego nos Açores atingiu os 15,6 por cento da população ativa no segundo trimestre de 2012, valor acima da média nacional que foi de 15%, segundo dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em relação ao trimestre homólogo de 2011, à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego aumentou 5,9 pontos percentuais na Região." 
Já sei o que os candidatos PS vão dizer: Se não fossem as excelentes medidas do governo estes números eram maiores, que é a crise, a conjuntura internacional, mas prometem que tudo vai mudar. Os candidatos PSD vão dizer que a culpa é do PS e que o PSD tem uma solução que nunca ninguém pensou, ultra-secreta, que vai resolver todos os problemas. Os primeiros esquecem que o Vasco Cordeiro foi Secretário da Economia e que tem responsabilidades nestes números, os segundos esquecem que, na República, o PSD não fez outra coisa a não ser aumentar o desemprego e esticar a pobreza. Pois eu digo que estes números fazem-nos pensar que é preciso mudar radicalmente a forma de se potenciar as riquezas da região. Riqueza gera emprego. Com tanto mar e tanta terra temos de nos virar para esses recursos e crescer! E se pensarmos que se aposta tanto no turismo, estes números provam o contrário, que nem com essa fonte de riqueza sazonal se criaram empregos. O que é que nos parece, à primeira vista, mais rentável neste sentido: O Centro Logístico da Associação Agrícola ou o Campo de Golfe? O que há-de gerar mais emprego: a exploração da terra com culturas diversificadas ou a exploração da terra com relva e buracos? De que vamos comer quando cairmos do precipício?