domingo, 1 de julho de 2012

São Lourenço pois claro......!!!


Chegou o verão, as nossas zonas balneares começam a ganhar moldura humana mas existem algumas coisas que continuam a merecer o cepticismo dos populares. Em particular quem faz da Baía de São Lourenço a sua primeira e/ou segunda casa. Senão vejamos, uma obra na qual foram gastos quase seis milhões de euros, que mereceu manifestações de descontentamento sob forma de reportagem divulgada na RTP-Açores e que por sua vez motivou uma série de esclarecimentos públicos relativamente à mesma, continua a pecar principalmente pela forma como foram/estão a ser conduzidos alguns processos nomeadamente: 


-  A pavimentação de um pequeno troço da zona balnear teve início à cerca de 15 dias (Obs: Até chegar ao troço pavimentado sugere-se que a viagem seja feita em veiculo 4x4). Neste momento tudo parado....
- Aparentemente concluída, a obra do pequeno cais da localidade não foi reparado, sendo este muito utilizado na pesca lúdica e porto alternativo aos pescadores profissionais......
- Relva semeada à sensivelmente 4 meses está .......................completamente seca!!
- A impossibilidade de duas viaturas ligeiras não poderem transitar em simultâneo e a diminuição substancial dos lugares de estacionamento a favor da construção de passeios exageradamente largos (apresentam já sinais de irregularidade........)
- Utilização abundante de materiais de fácil corrosão.....
Inconcebível a futura colocação (sim.... porque estes acessos foram completamente ignorados a quando da concepção da obra e há que admiti-lo) de mecanismos electrónicos junto ao mar (corrosão!?) para possibilitar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. 
- Junto ao acesso à piscina é já visível alguma deterioração no betão....
- Com a maré vazia, água na piscina................. Nem vê-la!!!
- O fundo da piscina "grita" por uma limpeza (pedras)....
- Fundo da piscina cheio de pedra.....
- E claro, as questões relacionadas com o que é legalmente exigido para se ostentar a bandeira azul numa zona balnear é outro aspecto que não deixa de ser motivo de curiosidade mas ............................. Os "ambientalistas" lá sabem........!!


Pese embora mais esta minha (que representa a de muitos) constatação, não se julgue que tudo é mau em torno da requalificação da Baía de São Lourenço! Existem muitas e agradáveis alterações a este local que continua a ser escolha de eleição para umas merecidas e descansadas férias.