domingo, 28 de fevereiro de 2010

Centro de Saúde Ampliado em 2011.


Santa Maria vai dispor, no próximo ano, de um Centro de Saúde ampliado, um investimento do Governo Regional dos Açores que vai garantir à população da ilha melhores condições para acederem aos cuidados de saúde, asseguraram, na passada Sexta-Feira, os deputados do PS/Açores.

Trata-se de um investimento global de cerca de meio milhão de euros, 300 mil dos quais já previstos no Plano do Governo Regional para este ano, anunciou a deputada socialista Bárbara Chaves, durante uma visita de parlamentares do PS/Açores ao Centro de Saúde, no âmbito de um programa que incluiu, ainda, reuniões com a Associação de Pescadores e com o Clube Naval de Santa Maria.
“Estamos em condições de anunciar que os marienses vão ver, no final do ano, as obras serem iniciadas, para quais já existe uma verba cabimentada no Plano de Investimentos do Governo Regional”, disse a parlamentar do PS/Açores.
Na presença do deputado regional Ricardo Cabral, que se deslocou à ilha em visita oficial, Bárbara Chaves adiantou, também, que este investimento vai incluir a ampliação da valência de fisioterapia, de laboratórios e gabinetes médicos para as várias especialidades do Centro de Saúde da ilha de Santa Maria.
Com esta obra, “os marienses vão ver respondidas as preocupações que, actualmente, têm em relação ao Centro de Saúde”, no que diz respeito às instalações, afirmou a deputada socialista eleita pelo círculo de Santa Maria.
Sobre a eventual instalação de um Centro de Cuidados Continuados, Bárbara Chaves garantiu que o Governo Regional dos Açores já está ao corrente desta necessidade, a qual, pela parte dos deputados do PS/Açores, não será esquecida.
Durante sexta-feira, os deputados do PS/Açores reuniram, ainda, com a Associação de Pescadores de Santa Maria, uma oportunidade que o parlamentar Duarte Moreira aproveitou para realçar as “excelentes condições” que o sector das Pescas possui na ilha.
“São condições ímpares para a Pesca, que é uma actividade económica importante para a ilha”, salientou Duarte Moreira, que relembrou que os deputados do PS/Açores têm vindo a trabalhar, desde há um ano, para que o porto de pescas satisfaça as pretensões dos profissionais da ilha.
Apontou o exemplo do Pórtico de Varagem de embarcações, que se localiza na marina de Vila do Porto, que vai sofrer melhoramentos para responder às necessidades das embarcações de recreio, mas, essencialmente, dos próprios pescadores.
“Apraz registar que o Governo Regional também solucionou esta questão que era pretensão dos pescadores”, atendendo às novas embarcações de pesca que operam na ilha de Santa Maria, disse o deputado socialista, para quem esta evolução demonstra a confiança que os profissionais apresentam no futuro do sector.
Sobre o almoço de trabalho com a direcção do Clube Naval de Santa Maria, Duarte Moreira adiantou que o Governo Regional já manifestou disponibilidade, através dos programas de incentivos, para apoiar a construção da nova sede desta instituição mariense.
“Compete, agora, à direcção candidatar o projecto aos diversos programas de apoio, que, segundo nos informaram, poderão dispor de cerca de 200 mil euros para a reestruturação da sede”, concluiu Duarte Moreira.
Texto/Foto: Rádio Atlântida